Palavras de Alento

6 de abr. de 2012

Páscoa em Nazaré

Blogueando por aí, li inúmeros posts falando sobre a Semana Santa e a importância de pensarmos no Cristo salvador ao invés de disseminar a farra dos ovos de chocolate trazidos pelo coelhinho da Páscoa. Concordo plenamente. Mas essa consciência eu tenho hoje, que sou adulta e pude, por mim mesma, buscar conhecimento sobre religiosidade. Por questões familiares, não tive formação religiosa, mas tive tanta curiosidade a respeito que "passeei" por igrejas, centros e terreiros. De tudo que vi, aprendi a ser tolerante e amar a Deus sobre todas as coisas. Ele é o princípio, o meio e o fim.
Mas o motivo desse post é pra falar da Semana Santa na minha cidade natal, Nazaré das Farinhas. Onde todos os anos, comemoramos nessa data a Feira de Caxixis, uma tradição secular, que além de apresentar peças feitas artesanalmente em cerâmica, traz de volta os filhos desgarrados e visitantes ilustres e anônimos. Desde criança a gente aguarda a chegada da festa numa ansiedade enorme. Era a época em que a cidade estava em festa e a gente ia pra rua com uma cestinha comprar os caxixis que quebraríamos dias depois, brincando. Agora esse se tornou o momento de rever os amigos, os parentes distantes e até os desafetos. Todos aportam na city nesses dias.
Eu na Feira de Caxixis 2010
E esse ano há um motivo a mais para comemorar: Hoje minha mãe - a guerreira - faz 60 anos. Estamos em festa e infelizmente não vai dar pra se recolher na sexta feira da Paixão como manda a tradição cristã, pois é dia de comer aquelas delícias preparadas com azeite de dendê que mainha faz como ninguém. Mas prometo não rezar pra "nossa senhora da birita" (viu Apon...) e tirar um momento do dia pra voltar o pensamento para o Criador. 
Deixo um beijo a todos e os votos de um feriado de paz e união familiar. Ah, e quando puderem, visitem a terrinha nessa época do ano.

9 Recadinhos

Anônimo

comentou...

A experiência da semana santa em Nazaré está sendo ótima. Visitei a freirinha e não resisti à tentação da arte em barro. Sem contar o aniversário da sogra! Tudo muito bom. Adorei!

6 de abril de 2012 às 13:24
Responder
Jusciney Carvalho

comentou...

Como boa viajante que me tornei... estou aqui, em Barra Grande, e já pensando no diário de bordo... boa páscoa, Patiinha... um beijo especial em sua mãe!!

6 de abril de 2012 às 19:14
Paty Michele

comandando... ♥

Barra Grande é linda demais. Mas quero ir em Taipu de Fora!

bjo, amiga.

6 de abril de 2012 às 22:38
@emmersonmorvan_oficiall

respondeu...

Perfeito o seu post, adorei!!! Enquanto ao dendê rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Comi tanto vatapá com camarão e feijão fradinho hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e o melhor: não visitei o trono rsrsrsrsrsrsrsrsrs!!! Parabéns mais uma vez a essa mulher maravilhosa com quem tenho o prazer de conviver e é óbvio é a mãe da minha digamos (amiga, irmã, cúmplice...) Amo vcs... beijos e abraços na alma...SEMPRE!!!

7 de abril de 2012 às 20:30
Responder
A Viajante

comentou...

Boa páscoa, amiga!!

6 de abril de 2012 às 19:23
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Olá querida Paty,

Um abração à mamãe pelo níver.

A você e família, meus votos de uma Páscoa feliz, de renovação, amor, paz,
alegria e muito chocolate.

Beijão.

7 de abril de 2012 às 23:19
Responder
Anônimo

comentou...

Oi Paty,

acho que a consciência do que a Páscoa simboliza deve ser para a vida e não só uma reflexão para esta data, transfigurar matérias e ressurgir deve ser nossa prática sempre que o desânimo e a dor se abater sobre nós. Você, Paty é exemplo vivo de Páscoa, de ressurreição.

Feliz Páscoa, para você e os seus.

*Paty vc recebeu os brindes da Jubiart? Coloquei no correio a mais de uma semana a Eloah já recebeu a alguns dias, coloquei os dois no mesmo
dia.

Beijos!

8 de abril de 2012 às 02:02
Paty Michele

comandando... ♥

Poxa, Van, não sei se sou isso tudo não, mas eu tento mesmo ressurgir debaixo da sombra da tristeza, é o que me resta.

Olha, ainda não recebi os brindes, estou ansiosa por eles.

Um beijão!

8 de abril de 2012 às 18:33
Responder
Marcelo Pirajá Sguassábia

comentou...

Espero que tenha aproveitado bastante a Páscoa junto à sua mainha. Um beijo, Paty.

9 de abril de 2012 às 12:51
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...