Palavras de Alento

25 de abr de 2012

Blogosfera Anti-Plágio




Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog.
Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.

Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro.
E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia.
Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog!
Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz  e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo.
...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.


PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO!

(Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)

Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Antiplágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.

10 Recadinhos

Cecilia Ferreira

comentou...

Pois é... Não sei onde irá parar a questão da autoria, mas, talvez dentro de algum tempo isso se trone obsloeto. Restarão Shakespeare, alguns russos, Fernando Pessoa, alguns da língua hispânica, um ou outro alemão e a Bíblia talvez... O resto será mesmice, cópia e ligeira modificação da cópia, da cópia, da cópia.... Sem contar que a essas alturas, Shakespeare, Dpstoiévsky, Tostoi, Borges, Pessoa e Saavedra são creditados como autores de besteiras inomináveis produzidas por gente sem cérebro que credita seu próprio pensamento desorganizqdo a este, ou àquele autor famoso... Duro né, lindinha? O consolo é que os que usam o cérebro estão todos na mesma barca - que está fazendo água, é verdade, mas é água limpa, eqto putros chafurdam na lama que podem. Bjks

25 de abril de 2012 20:11
Paty Michele

comandando... ♥

Sério mesmo, né Cecília, e o pior é não vislumbrar sequer uma solução. Nos resta tentar "educar" os internautas.

bjão!

28 de abril de 2012 14:20
Responder
♥ Vanda ♥

comentou...

Seu blog não vai ficar de fora não amiga.:D
Amo seu espaço viu?

Beijinhos flor.

26 de abril de 2012 14:02
Paty Michele

comandando... ♥

Opa! Vou aguardar!
Ah, esse espaço agora tbm é seu, Vanda.

bjo

26 de abril de 2012 20:41
Responder
A viajante

comentou...

Boa temática! Na extensão que estou coordenando, aqui na UFAL, teremos uma mesa redonda sobre o assunto. Seria uma EXCELENTE oportunidade de vir e estar com sua amiga!! Vou ver a data e te falo. Bj

27 de abril de 2012 13:43
Paty Michele

comandando... ♥

Eu e LP estamos mesmo pensando em ir te ver. Vamos combinar essas datas!

bj, amiga.

28 de abril de 2012 14:21
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Oi Paty,

Amei este seu texto inflamado e cheio de verdades.

Beijão.

27 de abril de 2012 19:39
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Verinha, só corrigindo, é uma blogagem coletiva, promovida pelo movimento anti-plágio.

bjão!

28 de abril de 2012 14:22
Responder
Lívia

comentou...

Um caso sério mesmo. Uma amiga passou por isso e deu o maior trabalho!

bjo Patty.

28 de abril de 2012 14:26
Responder
Samanta Sammy

comentou...

Olá Paty !!

Menina, tá difícil sair do seu blog hein, amei !!! :)
Bom, apoiadíssima na questão !
Nos primeiros meses de blog, eu já tive esta decepção, meu sangue ferveu e parece até que alma saiu do corpo quando encontrei meus textos por aí... O problema é que escrevo opiniões pessoais...e as pessoas estavam assinando como se fossem delas ! Inacreditável... quer dizer que não tem opinião própria ? Ou estava com preguiça de escrever... sei lá... mas o meu susto maior foi quando o texto estava assinado por uma moça e de quebra ela colocou as fotos do meu marido e irmão, apropriando-se deles também ! esta foi a gota dágua !
Quando entrei em contato, me retornaram dizendo que eu devia agradecer pois era divulgação.... divulgação como se não tinha link e muito menos meu nome ? cara de pau viu....
depois disso protegi o blog contra cópia e me cadastrei em sites de direitos autorais etc... é ruim uma destas ferramentas de bloqueio de cópia pois algumas evitam o uso do botão direito do mouse, atrapalhando os leitores.... mas foi o preço que escolhi pagar...
Triste ter todo o trabalho, gastar um tempo escasso, como disse, e passar por isso....

Grande beijooooooooooo

10 de maio de 2012 14:14
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...