Palavras de Alento

29 de fev. de 2012

Por Que os Blogs Morrem

Quando criei meu blog não fazia a mínima ideia sobre o que escreveria. A intenção era me expor muito menos do que costumo fazer hoje, mas quando percebi já era tarde. Apesar dos riscos que corremos nesse território sem lei que é a internet, eu não tenho nada contra escrever um diário eletrônico, pelo contrário. No meu caso isso é inevitável, porque só sei escrever sobre minha vida ou assuntos que me mobilizam. E um assunto que tem me intrigado bastante ultimamente é o abandono dos blogs.
Talvez isso aconteça porque muitos blogs são criados por uma empolgação momentânea. No meu curso de especialização todos os alunos foram obrigados a criar um blog. Eu me neguei a fazê-lo pois  não via sentido em ter outro. Passei a postar todas as atividades avaliativas no IMD. Isso deu um fôlego ao blog, que ganhou novos seguidores, os colegas do curso. Estes por sua vez criaram blogs lindos, atualizados, e que hoje, por falta de conteúdo, já não servem pra nada.
Eu me pergunto quais motivos levam as pessoas a abandonarem seus "filhos", suas "casas". A blogosfera está cheia de páginas esquecidas, contendo posts caducos, que ninguém se interessa em ler. Ao me deparar com um blog desatualizado eu não tenho a mínima vontade de ler ou comentar.
Se o próprio dono não cuidar de seu espaço, quem irá fazê-lo? Entendo que há períodos em que a gente está sem saco pra escrever, ou mesmo sem tempo, mas quando isso acontece é de bom tom dar uma satisfação aos leitores. Isso não significa expor problemas de ordem pessoal, mas justificar sua ausência a pessoas.
Os blogs que eu leio são como as casas dos amigos. Vou até lá, observo as novidades, faço elogios e sempre trago uma ideia nova pro IMD. Casas abandonadas não recebem visitas, nem comentários (que pra mim representam o termômetro do sucesso do blog). E mais cedo ou mais tarde esses blogs acabam expulsando seus seguidores e consequentemente, morrendo pra blogosfera. 

21 Recadinhos

A viajante

comentou...

Morrem de tédio! Quer coisa mais chata do que escrever por obrigação? Escrever exige desejo, nunca tédio! E o termômetro pra mim, está no dono entediado ou desejante da casa! Bj, Patiinha! Sigamos com novos desejos e escritos!

29 de fevereiro de 2012 às 13:47
Paty Michele

comandando... ♥

Sim, amiga, não dá pra escrever sem inspiração, senão só sai bobagem.

bj

29 de fevereiro de 2012 às 18:20
Responder
Anônimo

comentou...

Também já me fiz essa pergunta várias e várias vezes. No meu caso, meu blog é mais um filho mesmo que nunca abandonarei, ele pode ficar alguns dias sem posts, mas JAMAIS abandonaria meu planetinha.
É o que eu deixarei para meus filhos, netos, etc... Ou enquanto houver a plataforma blogger (que também pode ser transferida pra outra, se for o caso).

Concordo com seu post amiga, é bem por aê, muita gente vai na empolgação e larga pelo meio do caminho... Triste =//

29 de fevereiro de 2012 às 14:55
Paty Michele

comandando... ♥

Comparo com as pessoas que compram bichinhos de estimação e depois entregam à própria sorte.

bjão, Vandoca

29 de fevereiro de 2012 às 18:20
Responder
Anônimo

comentou...

E eu quando criei o blog sabia exatamente o que queria colocar nele, mas nao tinha nenhuma ideia da amplitude que ele criaria. Já fechei um blog por nao dar conta de acompanhar o ritmo e criei outro, mas não tenho o propósito de ter 1000 seguidores como vejo por ai, eu quero bons leitores, quero compartilhar, ler bons textos, e integração. Creio que 1000 seguidores a gente nem dá conta de dar atenção a todos e alguns veem a sua página uma vez e nunca mais(geralmente os que querem ser seguidos apenas)
Realmente a internet é uma faca de dois gumes, mas o mundo real também não o é?
Beijokas doces!

29 de fevereiro de 2012 às 18:22
Paty Michele

comandando... ♥

Certíssima, Marly. Eu tenho 123 seguidores, mas provavelmente apenas um terço deles visitam e comentam fraquentemente.

um abraço e volte sempre!

29 de fevereiro de 2012 às 19:47
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Olá querida,

Concordo com você. Um blog desatualizado não motiva qualquer leitor; logo, não precisa de seguidores. Considero uma delicadeza avisar aos amigos sobre uma eventual ausência, a não ser que seja por motivo de força maior.
Aquele que se desinteressa por seu espaço deveria fechá-lo.
Muitos blogs morrem por falta de leitores e comentaristas, em decorrência da falta de qualidade, ou talvez, ainda, por falta de interação com os outros blogs.
De certa forma, considero o blog como um trabalho, que requer empenho e dedicação.

Beijos.

29 de fevereiro de 2012 às 18:23
Paty Michele

comandando... ♥

Ah, Vera e essa interação é tão boa, tão gostosa... eu adoro!

bjs

29 de fevereiro de 2012 às 19:48
Responder
Bia Jubiart

comentou...

Oi Michelle!

Lendo seu texto veio na cabeça "morte virtual", pior é sair de cena e nem se explicar para os seus seguidores...

Bella, seja super bem vinda na Jubiart!Já feliz pela sua participação na nossa festa!

Beijooooooooooo

29 de fevereiro de 2012 às 22:21
Responder
Paty Michele

no comando :)

Valeu, Bia. Fiquei feliz com sua visita tbm.

bjão!

29 de fevereiro de 2012 às 22:23
Responder
Cecilia Ferreira

comentou...

Oi Paty! Nem sempre falamos oi para os amigos quando passamos diante de suas casas e apreciamos as flores crescendo em sues jardins. Mas sempre é possível sentir-lhes o aroma. Hoje, além da leitura, sobrou um tempinho prabtocar a campainha! r*** Bjks

29 de fevereiro de 2012 às 23:42
Responder
Paty Michele

no comando :)

Entendo, Cecília. Às vezes visito alguns blogs,mas o texto não me motiva a comentar.
De qualquer sorte é sempre bom dar um OI.

bjs e obrigada pela presença.

1 de março de 2012 às 12:01
Responder
Sheila Carine

comentou...

OI amiga: com certeza é sempre bom dar um Oi!!! Estou sempre aqui e vc sempre na minha casa, rss. Beijos mil

2 de março de 2012 às 23:19
Responder
Luci Hora

comentou...

Oi, Patty! Concordo em muitas coisas que vc escreveu! Quando li seu coment lá na minha casa, corri pra conhecer seu espaço e confesso que me senti até envergonhada por abandonar minha casinha virtual. Eu jamais deixarei meu blog sumir... E esse seu post me deu gás pra deixar sempre um tempo para atualizá-lo. Gostei de saber que vc é de Salvador! \o/ Espero continuar nossa interação! *-*

5 de março de 2012 às 22:13
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Luci, sempre visito sua casa, vou deixar mais recados pra vc. Que bom que meu post surtiu um efeito positivo, vamos manter a interação sim.

Um abraço!

6 de março de 2012 às 13:16
Responder
Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola

comentou...

Bom dia.

Eu também só sei escrever sobre episódios e sentimentos reais. Não sou poetisa nem nada. Apenas relato em texto ou versos, os fatos que a própria vida já escreveu. Desse jeito, a autoria é do cotidiano. Os sentimentos são meus.

Eu não posto sempre, mas como gosto muito de ler, a minha distração é visitar sempre os outros.

Tenha um lindo domingo de paz.

Beijos.
Maria Auxiliadora (Amapola)

18 de março de 2012 às 12:01
Responder
Redação

comentou...

Olá Paty,

Realmente existem muitos blogs abandonados por ai.. uma pena! Eu sou nova no mundo da blogosfera, mas uma coisa eu já decidi: vou cuidar do meu cantinho porque é nele que me expresso e de alguma forma me imortalizo. Os blogs são, para nós, casas mesmo! Tenho visto muito blog interessante por ai e hoje não consigo passar um dia sem dá uma navegada por eles.
Um grande abraço!

5 de junho de 2012 às 10:09
Responder
Pri S.

comentou...

Acho que, a princípio, as pessoas se empolgam. Depois o blog acaba perdendo a razão de ser. Cuidar de um blog dá trabalho. Fora que existem pessoas cujo único objetivo é atingir muitos seguidores e ponto. Mas aí não conseguem sustentar conteúdo de qualidade, etc... No meu caso, os 2 blogs que tenho são pura brincadeira. Eles são meio terapêuticos. E o resultado disso foi conhecer gente legal e entrar em contato com diferentes pontos de vista. :-)

19 de junho de 2012 às 11:07
Responder
Anônimo

comentou...

Temos pensamentos parecidos, opiniões semelhantes.
Penso o mesmo Paty, dessa forma!
Obrigada por compartilhar comigo, beijo grande!!!

17 de setembro de 2012 às 21:53
Responder
Anônimo

comentou...

Relembrei o texto aaaaaaaaaaa

:D

17 de setembro de 2012 às 21:54
Responder
Anne Lieri

comentou...

Paty,eu li esse seu post!Achei super pertinente e acho que fiquei com isso na cabeça tb!Me fez refletir sobre os blogs e redes sociais.Adorei reler e viu como a gente grava as coisas?...rss...bjs,

16 de abril de 2013 às 18:13
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...