Palavras de Alento

2 de nov de 2010

A Dimensão Estruturante das Tecnologias


A fim de viabilizar uma prática pedagógica mais coerente com realidade em que os alunos estão inseridos, a escola vem tentando utilizar cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis. 
Crianças e adolescentes imersos na era da informação já não concentram-se em aulas expositivas, que muitas vezes são cansativas e enfadonhas, com conteúdos despejados, sem nenhum sentido para eles.
Nesse sentido, Petto e Alves apontam que os computadores conectados à internet podem proporcionar uma nova forma de pensar e aprender, ultrapassando a mera instrumentalidade e ampliando os horizontes cognitivos dos alunos. Desse modo será possível atender a uma demanda da sociedade contemporânea: A de se formar cidadãos produtores de conhecimento.
Entretanto, para que seja viável a implantação de novas educações, como propõe Bonilla, a mediação feita pelo professor requer uma mudança de postura que difere da que se está acostumado numa sala de aula tradicional.
Para isso é necessário que o professor repense sua própria relação com o saber e com o trabalho que desenvolve na escola, tendo em mente que a condução das atividades deve se dar de maneira significativa e dinâmica, sempre focada no seu objetivo principal, que é a aprendizagem dos alunos. 

5 Recadinhos

Marisa Mattos

comentou...

Oi.Te achei no Cia dos Blogueiros.Gostei do seu blog e virei seguidora,viu?.

2 de novembro de 2010 15:20
Responder
Sheila Carine

comentou...

Pois é amiga. Hoje em dia o professor não é mais o detentor do saber! Com a era tecnologica em que vivemos hoje em dia o professor deve ter como aliada as Tics já que elas fazem parte do cotidiano dos nosso alunos. Porque não utilizar esta ferramenta tão valiosa em nossas salas?

2 de novembro de 2010 21:53
Responder
Juçara Rosa

comentou...

Paty,
Sobre seu comentário acerca da dimensão estruturante da tecnologia, concordo com você. Apenas faço uma ressalva, penso que não basta unicamente o/a professor/a repensar sua prática, acredito que todos os sujeitos envolvidos no processo educativo deva repensar a educação, principalmente levando em consideração as mudanças trazidas pelo acesso e possibilidades das tecnologias, bem como por essas demandas da sociedade contemporânea, como você bem disse.

3 de novembro de 2010 01:00
Responder
A viajante

comentou...

Isso, Patiinha...complementando...a mudança de postura docente deve significar o estímulo ao desenvolvimento da cultura digital. O "modelo" de educador do século XX está expirado. Antes de adentrar com novas tecnologias, o educador deve pensar como aprende e como interage com as tecnologias.
Bj

3 de novembro de 2010 09:03
Responder
Kátia Tourinho

comentou...

Amiga, como sempre, você já está no caminho certo em sua prática pedagógica. Bjs

3 de novembro de 2010 23:51
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...