Palavras de Alento

22 de nov. de 2010

Cibercultura: Conceitos e Proposições

A partir da leitura dos capítulos do livro Cibercultura, de Pierre Lévy, pontuarei conceitos importantes que foram discutidos em sala de aula, e ampliados, após a leitura da referida obra, bem como algumas proposições feitas pelo autor.
cibercultura é um conjunto de valores que transmutam o próprio conceito de cultura, visto que esses valores expressam mudanças na sociedade a partir das intervenções da população digitalmente incluída.
A cibercultura é um fenômeno que se processa no ciberespaço, a rede que interconecta computadores do mundo todo e é retroalimentada constantemente pelos milhares de usuários que compõem a inteligência coletiva, um conjunto de saberes desenvolvidos e construídos no ambiente virtual. 
A inteligência coletiva é também o reflexo das inúmeras possibilidades de comunicação, troca e construção de conhecimento feitas através do hipertexto, uma sucessão de páginas digitalizadas e interconectadas.
O ciberespaço possibilita interação e interatividade, conceitos distintos, visto que o primeiro trata-se de um nível primário, e o segundo constitui-se num tipo de comunicação mais aprofundado, onde é possível não apenas assistir ou visualizar, mas principalmente, modificar conteúdos.
O autor traz ainda o conceito de virtual, desmistificando o senso comum, onde muitas vezes, acredita-se que o virtual opõe-se ao real. O virtual não é concreto, mas também não é irreal. Um curso virtual, uma comunidade virtual não são palpáveis, mas não deixam de existir.
Confunde-se também o que é virtual com on line, que representa tudo que está disponível na internet em tempo real, tudo que é digital.
Por fim, Lévy explica que a essência da cibercultura é o universal sem totalidade, conceito que ele chama de "chave da cultura do futuro" (pág: 247).
Apesar de ser uma obra escrita em 1995, por explicitar conceitos importantes como os supra citados, esse livro tornou-se um marco na história das Tecnologias da Informação e Comunicação, servindo de referência básica para todos aqueles que se debruçam nos estudos sobre a era da informação. 

9 Recadinhos

A Viajante

comentou...

"O universo sem totalidade"...é, faz sentido. Nada é completo. O pensamento é sempre incompleto. Escrita pode sempre ser revisada. Tudo é provisoriamente e provocativamente parcial. No mundo virtualizado, há sempre espaços para novos aprendizados, mais produção e disseminação de informações e conhecimentos. Gostei da aula virtual...bem real...rs...beijinhos!

22 de novembro de 2010 às 20:20
Responder
Antônio Aruanda

comentou...

Ô P,o texto é massa, mas sinto falta da História da MS e do HST. Quando postará mais um capítulo? Beijo.

22 de novembro de 2010 às 21:35
Responder
Kátia Tourinho

comentou...

Amiga, também gostei muito da aula virtual.

23 de novembro de 2010 às 00:56
Responder
Paty Michele

no comando :)

Queridos seguidores e comentaristas
Essas postagens acadêmicas fazem parte do processo avaliativo da minha pós graduação, logo teremos mais um capítulo da história mais comentada desse blog.
bjs

23 de novembro de 2010 às 09:19
Responder
Raquel Almeida

comentou...

Oi amiga, realmente quando Levy escreveu esse livro parecia que ele sabia o que iria acontecer no futuro e que as tecnologias seria fundamental na vida do ser humano.

23 de novembro de 2010 às 13:05
Responder
Flavio Ferrari

comentou...

Realmente, comparando o nível do conteúdo dá para entender seu tom crítico lá no comentário do Arguta ... bj

24 de novembro de 2010 às 00:27
Responder
Anne M. Moor

comentou...

O mundo virtual é fascinante e muito real :-)

Abraços
Anne

24 de novembro de 2010 às 16:42
Responder
Sheila Carine

comentou...

Pois é amiga um livro que já tem 15 anos é tão atual. Realmente Lévy estava a frente do seu tempo quando previu tantas mudanças que aconteceriam nas nossa vidas com a chegada destas tecnologias. Só não podemos nos tornar escravos das mesmas e sim, sabe-las usar com bom senso e criticidade. Beijos e depois da uma olhada lá no meu texto

28 de novembro de 2010 às 13:39
Responder
Anônimo

comentou...

É muito bom ver o universo acadêmico sendo debatido neste Blog!

28 de novembro de 2010 às 21:44
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...