Palavras de Alento

24 de jun. de 2011

Festa Junina

Pra mim uma das melhores festas do calendário brasileiro, riquíssima do ponto de vista cultural e democrática, por ser acessível a todos os níveis sociais. Na verdade, acho que, quanto mais simples melhor, pois a essência dos festejos juninos são os elementos que remetem à vida simples do interior, da roça mesmo.
Desde criança costumo passar a festa de São João no interior, ao lado de minha família e amigos. Esse ano, pela primeira vez pude levar meu filho para conhecer de perto uma fogueira, soltar fogos e degustar comidinhas típicas.
Ele adorou!
A cada foguete estourado, gritava olhando pro céu: "Viva São João!"
Ficamos felicíssima, e só não me realizei mais porque ele não suporta pintar o tal bigodinho... rsrsrs
Lembro de mim e meus irmãos vestidos de caipira, das queimaduras de fogos nas pernas, de correr com medo de corisco, de contar os balões no céu,  das quadrilhas em que dancei, de ir de casa em casa com os amigos da adolescência gritando: "São João passou por aí?" e a cada resposta positiva, entrávamos para degustar o licor e as iguarias preparadas com capricho pelas donas das casas.
Hoje muitas tradições se perderam. As famílias já não podem receber estranhos em suas casas, sob o risco de estarem colocando-se em situação de perigo. As crianças não têm a liberdade que tínhamos de brincar e soltar fogos na rua. Privatizaram a festa, que de simples passou a ser sofisticada, cara e segregacionista. E até o forró, do triângulo, da safona e da zabumba, típicos do interior, ganhou acordes de guitarra e coreografias que nada têm a ver com a dança original das quadrilhas juninas.
Saudades desse tempo que não volta, e que meu filho não vai poder viver.

10 Recadinhos

Anônimo

comentou...

Só nos resta assistir aos filmes da tela da memória para resgatar as belezas dos festejos juninos. Beijos

24 de junho de 2011 às 16:35
Responder
Kátia Tourinho

comentou...

Amiga,apesar das festas juninas não serem as minhas favoritas, confesso que tenho saudades do tempo que passávamos no sítio de meu avô no interior. A criançada adorava e a dinâmica da festa era, como vc citou, bem diferente. Muito mais bonita!
Imagino o quanto vc está adorando apresentar a festa do interior ao seu filhote, mas, por favor amiga,pára de querer colocar bigodinho em Bento...rsrsrs Sinto aqui toda sua frustração...rs As crianças de hoje já sabem muito bem o que gostam e, principalmente, o que não gostam e, definitivamente, o menino Bento não curte mesmo sua ideia do bigodinho...rsrsrs

Bjsssssssssssssssssssssssss

24 de junho de 2011 às 17:42
Responder
Sheila Carine

comentou...

Adorei a foto amiga, beijos

24 de junho de 2011 às 19:04
Responder
A Viajante

comentou...

Patiinha, ano após ano eu curto os dois circuitos juninos: o camarote e a festança na praça. Tento extrair o melhor de cada um dos dois lugares, e me divirto que só...este ano, foi tudo demasiadamente alegre, divertido, inusitado...amei!! Bj

26 de junho de 2011 às 17:49
Responder
Rádio Blog

comentou...

"Festa na roça é pra lá de bom
o sanfoneiro é quem comanda o som..."

28 de junho de 2011 às 14:34
Responder
Tati Martins

comentou...

Olá, Paty Michele!
Que bom que meu blog de trabalho lhe parece interessante. Fique à vontade para me contatar. Email: tatianemomartins@gmail.com
Um abraço,

28 de junho de 2011 às 16:13
Responder
Catia Bosso

comentou...

Oi Lindinha!!!! Matando a saudade!!!

bjs mil pra ti...

Cat

28 de junho de 2011 às 20:14
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Oi Paty,
Já participei muito dessas festas na cidade de onde vim. No interior elas ainda costumam ter um sabor típico.
Boas lembranças.
Beijo.

28 de junho de 2011 às 22:23
Responder
Anônimo

comentou...

postei o comentário anterior no post errado, oops!

Mas sobre as tradições é isto mesmo, o mundo muda, muitas coisas boas se perdem.

29 de junho de 2011 às 00:18
Responder
Lena

comentou...

Paty
É talvez um dos meses mais alegres do ano!!! Colorido, cheios de fogos, culinária essencialmente brasileira, música animada, fogueira pra matar o frio. Lembranças da infância(pescarias) e da adolescência(correio elegante)... Tudo muito maravilhoso! Texto muito legal, Paty!!!

Beijokas com super carinho!
http://alemdasnuvens2011.blogspot.com
http://amadeirado.blogspot.com

29 de junho de 2011 às 13:36
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...