Palavras de Alento

17 de fev. de 2011

Resoluções de Ano Novo

Pode parecer estranho falar sobre isso em meados do mês de fevereiro, mas me ocorreu escrever acerca de algumas das decisões tomadas por mim ao final do ano passado. Como boa pedagoga, costumo planejar (quase) tudo em minha vida, e sempre inicio o ano com uma listinha básica de deliberações para os doze meses que se aproximam.
Neste momento o item prioritário pra mim diz respeito aos cuidados com minha saúde. Isso inclui fazer atividade física regularmente, pagar um bom plano de assistência médica e manter uma alimentação saudável.
Essa repentina (e talvez excessiva) preocupação com a saúde não se deu apenas por ter completado “três oitão” no mês passado. Deu-se, sobretudo após vivenciar uma rotina exaustiva em hospitais em decorrência da descoberta de uma grave doença em um membro de minha família, em meados do ano passado.
Desde então passei a ver e conviver de perto com pessoas de saúde debilitada. A figura de meu irmão destoa totalmente dos demais pacientes, em geral, idosos. Isso significa que nem sempre juventude e aparência saudável representam saúde de fato. O mal se esconde e nos engana. Algumas doenças são silenciosamente cruéis, e quando nos damos conta, pode ser tarde.
Depois dessa convivência involuntária, eu, que me achava uma super mulher, jovem, saudável, sem nenhuma dor ou desconforto físico, passei a refletir sobre a fragilidade do corpo, nossa casa nesse plano material. A juventude acaba, o tempo nos enfraquece, deixando-nos impossibilitados de realizar atividades cotidianas básicas. Por isso é importante começar a pensar na velhice logo.
Aos solitários, tanto pior. Estar sozinho num quarto de hospital é deprimente. Aos que têm a sorte de uma família presente, precisamos nos cuidar, também, por amor a eles, porque a família sofre junto e sofre muito, se sacrifica e se vê impotente diante do triste destino que se abateu sobre seu ente querido.
Hoje sei que tenho a obrigação de cuidar de mim, correr 30 minutos na esteira, dormir bem, comer vegetais e frutas (ao invés de bacon e frituras), fazer exames regularmente e me estressar o mínimo possível. Isso porque não quero nem imaginar que meu filho um dia venha passar pela angústia de me ver hospitalizada. E minha mãe, minha irmã, meus avós, minhas tias e primos também não merecem outra porrada dessas.
Precisamos envelhecer bem, por isso vou começar agora o meu projeto de viver 100 anos com saúde e qualidade de vida. Recomendo a todos que façam o mesmo.
Saúde e paz!

9 Recadinhos

Kátia Tourinho

comentou...

Amiga, tbém preciso urgente tomar algumas decisões neste aspecto de saúde.
Temos que nos preocupar mesmo, principalmente quando o projeto de viver 100 anos com saúde e qualidade de vida é prioridade!
Bjsssssssssssssssss

17 de fevereiro de 2011 às 13:57
Responder
A Viajante

comentou...

Ai, nem fale em idade, ou metas de saúde..preciso tanto focar nisso, que nem sei por onde começar..talvez já te agradecendo pelos conselhos indiretos....boa sorte, pro seu mano...e tomara que em meu niver eu te receba aqui, em Maceió (venha, Patiinha!).. bj

17 de fevereiro de 2011 às 14:40
Responder
Anônimo

comentou...

Se cuidar é um gesto de amor para consigo e, também, com os que te amam.

17 de fevereiro de 2011 às 20:05
Responder
Paty Michele

no comando :)

É, amigas, comecemos logo!

Ju, não vai dar, não posso me ausentar agora. Mas a vontade de ir é enorme!

17 de fevereiro de 2011 às 20:16
Responder
Sheila Carine

comentou...

Amiga quando cuidamos de nós estamos cuidando também das pessoas que nós amamos porque elas sempre querem o melhor pra nós. beijos e tudo vai dar certo!!! Pode confiar....

18 de fevereiro de 2011 às 22:06
Responder
Raquel Almeida

comentou...

Amiga você está certíssima, cuidar faz bem tato pro corpo como pra mente. Precisamos sempre está atento a nossa saúde, pois sem ela não somos nada. Beijo e cuide-se, pois queremos você sempre com muita saúde.

20 de fevereiro de 2011 às 13:56
Responder
Anônimo

comentou...

Oi Paty

Adorei a sua visita. Gostei muito do seu blog, e você está certinha, se cuidar é fundamental.

Um beijo!

22 de fevereiro de 2011 às 09:02
Responder
Anônimo

comentou...

Linda Paty,
daqui a pouquinho estou postando selinhos que ganhei lá no Retalhos do Que Sou, tem também um para você, passa lá mais tarde!

Beijinho!

23 de fevereiro de 2011 às 10:52
Responder
Maria Adeladia

comentou...

Paty, é difícil tomar essas precauções, mas hoje penso como você! Adoecer é terrível! Tenho muitos problemas de saúde na minha família, e isso faz-me enxergar do quão necessário é nos precavermos.
Com saúde quase tudo conseguimos.
Beijos.

12 de julho de 2012 às 20:48
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...