Palavras de Alento

23 de jun de 2012

São João passou por aqui!

Tudo pronto pro arrasta-pé.
O São João é a minha festa favorita. Deve ser pelo fato de eu ser do interior, onde a festa tem sua origem. É toda uma preparação: figurino, decoração, culinária e músicas típicas. Tudo isso regado a um inverno tímido, aquecido por uma fogueira na porta de casa.
Antigamente íamos visitar as pessoas e da porta de casa gritávamos: São João passou por aqui? Diante da afirmativa dos proprietários, adentrávamos o recinto para degustar as delícias preparadas pela dona da casa, tomar um licor de genipapo e dançar forró.  
A maioria dos leitores do meu blog são de fora do meu estado, e provavelmente não cultivam a tradição da festa na noite de São João. No nordeste esse santo é tão reverenciado que dia 24 é feriado. E como não poderia ser diferente, hoje estou reunida com parte da minha família, comemorando a data, numa casa enorme, que já está cheia de bandeirolas e crianças correndo pra todo lado. 
Haja alegria, definitivamente, São João passou por aqui.

Anarriê!

25 Recadinhos

Vanda

comentou...

Dia 24 é aniversário da minha irmã, eu adooooro festas juninas, amo as guloseimas. Só é uma pena que a gente engorda affffs rs.

Adorei as laranjinhas! Beijinhos Paty!

23 de junho de 2012 15:29
Paty Michele

comandando... ♥

Nem me fale em engordar, Vandoca. Tô tentando controlar a minha gula por amendoim cozido! rsrrs
bj

24 de junho de 2012 20:02
Responder
Marly Bastos

comentou...

curta bastante essa alegria, onde tradições são tão enraizadas e a gente volta cada vez um pouquinho no tempo.
bjks dcs

23 de junho de 2012 19:53
Paty Michele

comandando... ♥

Marly, que bom vc voltou!!! Nem se preocupe, eu curto muito mesmo!!!

bjão

24 de junho de 2012 20:03
Responder
Lidiane Franqui

comentou...

Paty,

O São Jóão é uma delícia. Lá na minha terra (Ceará) tudo vira uma grande festa e a gente sempre se envolve no clima das festas, comidas e do visual também!

Olha, eu também tentei colocar seu banner na minha página (Blogs que indico) mas não consegui. Também não aparece a imagem. Estranha né? Bom, mesmo assim coloquei o link e fiz uma breve descrição. Depois olha lá se escrevi correto.

Beijão!!!

24 de junho de 2012 18:40
Responder
Paty Michele

no comando :)

Xiiiii... tentei de novo e nada!
Outro dia eu tento novamente.
bj, vou te linkar aqui tbm.

24 de junho de 2012 19:07
Responder
Maria Adeladia

comentou...

O São João por aqui também é divertido!Sou de Pernambuco.
Gostei do seu espaço, os artigos são bem interessantes.
Abraços, querida.

24 de junho de 2012 19:18
Paty Michele

comandando... ♥

Seja bem vinda, querida. O blog está sempre aserviço dos leitores.
abração!

24 de junho de 2012 20:15
Responder
Lívia

comentou...

Tbm adoro festa junina, Paty. pena que esse ano não pude viajar.
Lindinhas as laranjas mesmo.

24 de junho de 2012 20:09
Responder
Van

comentou...

São João passou por aqui?

Então estou entrando!

Eu também adoro festa junina, aqui se toma quentão, genipapo não tem não, mas tem canjica, amendoim e muita animação.

Beijos Paty, querida!

24 de junho de 2012 21:42
Paty Michele

comandando... ♥

Van, vc é convidada de honra!
bj

25 de junho de 2012 19:29
Responder
Sérgio Santos

comentou...

OI Paty, aqui no RJ realmente não há esse costume e eu até desconhecia esse fato citado por você. Bacana. Aqui há mais festas juninas em escolas e igrejas, para não dizer exclusivamente nestes lugares. Ia muito quando era criança, mas depois nunca mais. Beijão e boa festança por aí. Aproveite!

25 de junho de 2012 00:02
Paty Michele

comandando... ♥

Ah, Sérgio, eu tenho primas e tias aí no Rio, elas ficam loucas pq não podem viajar nessa época do ano, pq aí não tem feriado certo. rsrrss
um bjão

25 de junho de 2012 19:31
Responder
Luiz

comentou...

O São João realmente passou por aquela casa. Foi muito bom ter passado o São João com você e sua família meu amor. Adorei!!!

25 de junho de 2012 11:44
Paty Michele

comandando... ♥

Se vc e sua família não abrissem generosamente a casa, nada disso teria sido possível.
;)

25 de junho de 2012 19:36
Responder
Marcelo Pirajá Sguassábia

comentou...

Devo confessar que não sou muito de festas juninas, mas sei o quanto elas são boas e aguardadas no nordeste... Seu texto me fez quase mudar de ideia. Um beijo, Paty.

25 de junho de 2012 13:00
Paty Michele

comandando... ♥

Marcelo, querido, se vc participasse de uma autêntica festa de São João, com direito a forró e licor, vc mudaria de ideia.
Um bjo

25 de junho de 2012 19:35
Responder
A viajante

comentou...

Competição acirrada com o carnaval...amo ambas...adorooooooooo... beijo, amiga!

25 de junho de 2012 15:29
Paty Michele

comandando... ♥

Dançar forró agarradinho faz a diferença amiga! rs
bj

25 de junho de 2012 19:32
Responder
DÉA BRASIL CABELOS

comentou...

Ahhhhh que junho me mata de saudade da Bahia, Paty!! Fico aqui, vendo as fotos das festas que meus amigos postam.....
ai senhor...senti o cheirinho do licor de genipapo, gelado!..Bom São João, amiga!
bjim, Dé@
http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br/

25 de junho de 2012 17:54
Paty Michele

comandando... ♥

Eu tomei o licorzinho de genipapo por vc, Dé@. kkk
bj

25 de junho de 2012 19:33
Responder
Sheila Carine

comentou...

Ai amiga saudades das festas de São João..... Já curti tanto São João no interior: é bom demais!! Faz 2 anos que não vou pro interior e meu último Sâo João foi maravilhoso em pleno São Luiz do Maranhão, lembra? Estavámos no comecinho da Ufba, rss. Diferente de tudo que nós conhecemos aqui mas a festa do Boi Bumba também é linda demais.... Adoro São João, beijos

25 de junho de 2012 20:52
Responder
Samanta Sammy

comentou...

Olá Paty querida !!!

Morei minha vida praticamente toda em uma cidadezinha pequena e esta época é uma delícia !!! Muitas festinhas e gostosuras pelos bairros, adoro !!! Não sabia desta cultura de gritar : São João... Puxa deve ser muito gostosa esta interação !!
Sinto falta destas coisas aqui em SP, embora tenha as festas, não é o mesmo clima de proximidade das cidades menores... :(

Mega beijoooooooo

26 de junho de 2012 10:51
Paty Michele

comandando... ♥

Pois era assim mesmo, Sam. Hoje a tradição se perdeu um pouco por conta da violência. Não se pode mais abrir a porta pra todo mundo. Mas na minha terra os conhecidos ainda fazem isso sim.
Um bjo.

26 de junho de 2012 14:08
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Oi Paty,

Tenho saudades da época em que morava no interior e participava ativamente deste tipo de festa comemorativa. Adorava as festas juninas e até dançava quadrilhas.
Por aqui não há este tipo animado de comemoração. Só senti o cheirinho da festa na escolinha dos meus sobrinhos.

Beijo.

26 de junho de 2012 12:31
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...