Palavras de Alento

10 de fev. de 2013

Blogagem Coletiva: Mamãe tá de Olho - alimentação infantil


Gente, esse texto faz parte da Blogagem Coletiva Mamãe tá de olho- alimentação infantil promovida pelos blogs Mamãe Nádia a Sós, da Nádia, Reciclando com a Mamãe, da Genis Borges e Para Beatriz, da Isabela Kanupp. A iniciativa da BC surgiu da preocupação dessas mamães com a alimentação dos seus filhotes, sobretudo após a divulgação do vídeo Muito além do peso, um documentário assustador sobre alimentação e saúde infantil.
Confiram a minha participação.


A preocupação com a alimentação do meu filho começou antes mesmo do seu nascimento. Durante a gravidez eu procurei manter um cardápio rico em frutas, verduras e legumes e passei os 9 meses longe de pizzas, sanduíches e acarajés. Não foi fácil, mas eu tinha em mente que deveria criar hábitos saudáveis desde o ventre. O resultado foi excelente! a gravidez foi super tranquila e Bento nasceu sem nenhum problema. Alimentou-se por 6 meses apenas com leite materno, depois iniciou a fase das papinhas e posteriormente vieram os alimentos sólidos.


Ele sempre foi magrinho, porém saudável. As doenças que teve foram todas decorridas de processos próprio das fases pelas quais passou, nunca por erros na sua alimentação. Quando entrou na escola, aos dois anos, eu enviava sucos naturais, frutas, nozes, passas, queijo branco e biscoitos integrais.


Com o tempo ele foi experimentando outras coisas, como waffles, jujuba, pizza, chocolate, sorvete, refrigerante e salgadinhos, mas isso não faz parte do seu cardápio diário. Acredito que toda criança tem direito a comer suas guloseimas, desde que sem exagero e sob o controle dos pais. Quando Bento vai a uma festinha eu deixo ele à vontade. Mas isso não significa que exagere, pois ele desenvolveu o gosto pela comida moderadamente, não para se "entupir".

No geral ele é uma criança que não come muito, mas se alimenta bem. Gosta de feijão com arroz, ovo, couve refogada, salada de tomate, macarrão ao alho e óleo, e carne sem molhos. A minha grande preocupação hoje é fazê-lo não perder o gosto pelas frutas, porque ele tem resistido a lanchar somente fruta. Também descobriu os sucos de caixinha, que eu evito comprar, porque ele tende a rejeitar os sucos naturais em detrimento dos artificiais.

Ninguém convide Bento para um caruru, mas se for feijoada ou churrasco, com certeza ele estará presente.

PS: vou ficar devendo mais imagens, porque estou viajando e meu computador principal (onde guardo todas as fotos de Bento) ficou em casa. :(

35 Recadinhos

Bolhinhas de Sabão para Maria

comentou...

Oi Paty como vai....

Seu Bento é uma gracinha e vejo que já come bastante coisas saudáveis... As frutas, legumes e as folhinhas verdes são imprescindíveis na boa saúde da criança e da gente também..

Mesmo que não demos balas ou outras coisas, sempre há alguém na rua ou escola que oferece. Por isso balancear essas oferendas com uma alimentação bem saudável em casa, já compensa os desarranjos.

Como você falou, a boa alimentação que é do costume dele, já está surtindo efeito quando ele vai a uma festinha, por não comer guloseimas exageradamente.

E tudo é costume. Quanto mais ele se ingerir frutas, legumes e verduras, mais se acostuma a elas.. Pelo menos é nossa obrigação tentar não é mesmo?

Grande beijo a vocês dois.

Também estou no BC do blog da Nádia.




10 de fevereiro de 2013 às 15:13
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Tê
muito legal tê-la por aqui!!!
Olha, Bento tem quase 5 anos e já começa a fazer as exigências alimentares dele. Mas tem coisas que eu evito comprar, justamente pra ele não ter acesso.
Se a gente não fizer isso, o que será deles no futuro? conheço adultos com péssimos hábitos alimentares porque suas mães não os acostumaram a comer coisas saudáveis.

Vou conferir seu texto.

Um bjão.

10 de fevereiro de 2013 às 20:19
Bolhinhas de Sabão para Maria

respondeu...

Paty, é isso mesmo. Muitos não tem uma boa alimentação por falta de insistência por parte dos pais na infância. Minha intenção e esperança, é que a persistência que temos agora com Maria, ajude em sua alimentação mais tarde, ou pelo menos amenize certas coisas...

O futuro dessas pessoas que não levam a serio a boa alimentação? Obesidade, diabetes, problemas cardíacos, respiratórios e outros...

Obrigada por ter ido no Bolhinhas, foi um prazer ter recebido sua visita, volte sempre. Beijos querida..

11 de fevereiro de 2013 às 08:33
Responder
chica

comentou...

Lindo teu depoimento e participação! beijos,chica

10 de fevereiro de 2013 às 15:25
Paty Michele

comandando... ♥

Chica, obrigada, querida.

beijos.

10 de fevereiro de 2013 às 20:21
Responder
Nah

comentou...

Ain... o Bento é muito fofo!
Importante essa preocupação com a alimentação dos pequenos. Eu que vou passar um aperto quando (e se) engravidar pela quantidade de besteiras que eu como.
Um ótimo domingo pra ti Paty!

Bejus

10 de fevereiro de 2013 às 16:20
Paty Michele

comandando... ♥

Que nada, Naty!
Quando vvc se der conta que aquela vida depende exclusivamente de vc, tudo muda.

Um bjo linda e bom carnaval!

10 de fevereiro de 2013 às 16:46
Responder
Bia Jubiart

comentou...

Paty, que filhote fofo! Pensei que não tivesse filho, com essa carinha de menina... E parece que Bento tem muita sorte de ter uma big mãe, compartilho com vc a idéia da alimentação equilibrada sem radicalismo e evitando sempre que possível o alimento industrializado.

Bom carnaval p/ vc e família!

Bjooooooooo

10 de fevereiro de 2013 às 17:36
Paty Michele

comandando... ♥

Bia,
meu filhote tem quase 5 anos e é uma criança encantadora. Cuidar da alimentação dele é só mais umas das milhares de atribuições de uma pessoa que ama ser mãe!

Um grande beijo pra vc.

10 de fevereiro de 2013 às 20:25
Responder
Vane M.

comentou...

Oi, Paty! Quando engravidei da minha filha também me preocupei em me alimentar bem, sem dúvida isso se reflete na saúde e bem estar da criança. Ela nasceu de 8 meses, mas tão forte que nem precisou ficar na incubadora. Também amamentei e alimentei de maneira saudável, mas como disse, a própria sociedade vai apresentando outras opções e fica difícil controlar as crianças...de qualquer forma, faz a sua parte, tentando manter a alimentação do seu filho a melhor possível. Adorei as fotos! :) Um abraço!

10 de fevereiro de 2013 às 17:56
Paty Michele

comandando... ♥

Bia,
meus pais tiveram essa preocupação comigo e eu passo pro meu filho. Conheço mtos adultos cultivando péssimos hábitos alimentares e criando os seus filhos na base do miojo.
Acho terrível.
Se tiver tempo, veja o vídeo.

Um bjo, querida.

10 de fevereiro de 2013 às 20:31
Responder
Vanessa Barbosa

comentou...

Que menino saudável! Não é atoa que tem tanta energia e criatividade. Voce está de parabéns amiga. Graças a Deus as mães estão se ligando mais nisso, e checando de perto a alimentações dos pimpolhos, queria eu que minha mãe tivesse feito isso por mim, rsrs.
Beijos querida

10 de fevereiro de 2013 às 18:44
Paty Michele

comandando... ♥

Ei, lindona!
Não ponha a culpa na mamãe, não! Talvez ela não tivesse acesso à informação como temos hj, mas com certeza fez querendo lhe agradar.
Mas ainda dá tempo de mudar os hábitos, viu...?

Um bjo!

10 de fevereiro de 2013 às 20:34
Responder
Vera Lúcia

comentou...


Que mamãe consciente! Parabéns!

O Bento está muito lindo nas fotos.

Fugiu da folia, hein? Pensei que você estaria curtindo o belo carnaval de Salvador.

Ótimo feriadão.

Beijo.

10 de fevereiro de 2013 às 21:23
Paty Michele

comandando... ♥

Tem que ser né, Vera? Enquanto ele estiver sob a minha orientação, farei o que puder.

ah, as fotos são antigas, pq viajei e estou sem meu computador principal. Além disso, a conexão aqui é mto ruím, rsrsr

Um bjão, querida.

10 de fevereiro de 2013 às 21:55
Responder
Unknown

comentou...

Bom dia de segunda feira, vim deixar
um abraço desejar uma bela semana
E que seu feriado seja cheio de alegrias
Agradeço sempre sua amizade que adoro
Bjusss com carinho para as fotos lindas
Rita!!!!

11 de fevereiro de 2013 às 05:22
Responder
A Viajante

comentou...

Bento é uma benção! Você e Sérgio são pais maravilhosos, impecáveis na arte de cuidar e educar. Beijo, amiga!

11 de fevereiro de 2013 às 09:06
Paty Michele

comandando... ♥

Oh, amiga, que lindas palavras. Mas vc é suspeita pra falar.

Ainda assim, obrigada!

Beijo grande e aproveita bem o carnaval do Rio(de novo).

11 de fevereiro de 2013 às 18:04
Responder
Gelia

comentou...

Oi Paty, acho que vc já faz tudo certinho, seu filho come bem e não é a quantidade e sim a qualidade que conta, como já postou uma das mamães participantes, se preocupar durante a gravidez foi excelente, eu tb tive esta preocupação engordei 7 kilos na gravidez!

tb estou participando

Bjs

Gélia
http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

11 de fevereiro de 2013 às 09:27
Paty Michele

comandando... ♥

Sete quilos apenas??? Nossa, isso é mto bom!!! Engordei 10, mas deu tudo muito certo, sem nenhuma intercorrência. espero que no próxima eu consiga engordar menos. rsrrs

Um bjo, Gélia e obrigada pela visita.

11 de fevereiro de 2013 às 18:07
Responder
Anne Lieri

comentou...

Paty, mas o Bento é um fofo!....rss..que bonitinho nessas fotos!Adorei sua postagem, um exemplo pra todas as mães de alimentação saudavel sem neuras!bjs,

11 de fevereiro de 2013 às 11:02
Paty Michele

comandando... ♥

kkkkkkkkkkkk
Olha, Anne, neuras eu tenho, viu... mas não posso fazer meu filho se sacrificar tanto. rsrsr

Um bjão.

11 de fevereiro de 2013 às 18:08
Responder
Laurí

comentou...

Paty, você agiu certíssimo em começar a se preocupar com a alimentação do Bento ainda na gravidez. Eu também tentei, e como tentei, mas pensa numa grávida que teve loucos desejos...kkk
Gostei de ler sua experiência!
Obrigada pela visita lá no meu post.
beijos, Lauri
pitacosdamae.blogspot.com

11 de fevereiro de 2013 às 14:06
Paty Michele

comandando... ♥

Engraçado, Lauri, eu não tive desejos na gravidez, mas queria muito comer essas tais porcarias tão gostosas e maléficas. rsrrs
Fiquei na vontade!

Um bjo e obrigada pela visita.

11 de fevereiro de 2013 às 18:16
Responder
Toninha Borges

comentou...

Que gracinha o filhote.
Saudável e feliz.
Adorei seu depoimento.
Aguardo sua visita no blog Papo de Mãe.
Bju

11 de fevereiro de 2013 às 15:12
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Toninha

Tô indo lá conferir seu post.
Obrigada pela visita.
bjs

11 de fevereiro de 2013 às 18:18
Responder
Unknown

comentou...

Que feliz comendo a comidinha na foto!
Aqui em casa também tem isso de preferências, mas acho que todas crianças são asim, o que importa é a gente oferecer o melhor, sempre, como você faz.
beijo

11 de fevereiro de 2013 às 16:30
Paty Michele

comandando... ♥

Tati,
a gente tem que fazer a nossa parte, né?
Eu tive uma alimentação saudável em casa, preciso retribuir pro meu filho.

adorei sua visita.

bjs

11 de fevereiro de 2013 às 18:31
Responder
Unknown

comentou...

Ei Paty! Fica à vontade lá no meu cantinho!

Tudo precisa de equilíbrio né? Acho que mantendo uma alimentação saudável dá pra ter uma sobremesa de vez em quando.

Beijo!

11 de fevereiro de 2013 às 21:43
Paty Michele

comandando... ♥

Ah, claro, Andréa, a sobremesa eu libero até um chocolatezinho ou um sorvete. Mas no geral é gelatina mesmo. rsrsrs

um bjão e obrigada pela visita.

12 de fevereiro de 2013 às 16:47
Responder
Mamãe Nádia

comentou...

Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
Um beijo!

www.asosmamaenadia.com

12 de fevereiro de 2013 às 16:44
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Nádia
eu é que agradeço pelo convite e por poder compartilhar com vc e com tantas outras mães um pouco da minha rotina de mãe. aqui no blog eu tenho falado pouco do Bento, pq não criei o espaço com essa intenção apenas. Mas tem bastante história dele por aqui.
Estarei novamente com vcs no dia 24, pois é um tema que muito me instiga. vou preparar meu texto antecipadamente pq quero fazer bonito. rsrsrs

Um bjão.

12 de fevereiro de 2013 às 16:50
Responder
Anônimo

comentou...

Coisa fofaaa, adorei essa idéia também dá blogagem coletiva!!

Paty, eu estava com saudades do seu blog.
Beijinhos! Bom restinho de semana!!

13 de fevereiro de 2013 às 16:04
Responder
Sérgio Santos

comentou...

Que blogagem bacana, Paty! Seu filho é uma GRAÇA! Adorei a postagem. E vc tá mais do que certa em retribuir a boa alimentação que vc teve pro seu filho. Beijão!!!!

15 de fevereiro de 2013 às 01:25
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...