Palavras de Alento

4 de mar. de 2013

Não curti!

Eu ando há muito querendo escrever sobre redes sociais. Escrever sobre o fascínio que elas despertam nas pessoas - em mim, inclusive - sobre sua ascensão meteórica e por fim sobre a queda (iminente).
Acho que me embriaguei de internet, de navegação, de exposição e de compartilhamentos. Estou ressaqueada de falta de conteúdo e da multiplicação da imbecilidade. Em suma, enchi o saco mesmo!
Se por um lado há a vantagem de reencontrar antigos amigos, estar por dentro do que acontece na vida daquela prima que mora longe, ou visualizar fotos das gracinhas que cada filho de um conhecido apronta, por outro há sempre um preço a se pagar. E nesse caso, o preço é a convivência lado a lado com centenas de gente sem noção. É isso ou se torne a mau humorada que não aceita nenhum convite.
Quando migraram milhares de usuários do falecido Orkut para um Facebook que mais parecia uma festa privê, começou-se a prever sua banalização. Ora, o espaço pode ser novo, mas se os frequentadores eram os mesmos que enviavam mensagens fofas com bebês e bichinhos, além de postarem imagens carregadas de glitter no scrapbook alheio, é claro que em pouco tempo conseguiriam detonar aquele ambiente clean idealizado por Marck Zukerberg! 
O deslumbramento também é outro fator a se considerar. Os novatos no "face" saem compartilhando imagens como se estivessem numa mega liquidação, e tivessem que levar tudo em poucos segundos. Vê-se uma avalanche de imagens, com ou sem frases, creditadas ou não, publicadas quase que à velocidade da luz. Nem dá tempo de refletir!
Isso tem me incomodado demais, mas o que me motivou a sentar aqui e soltar o verbo foi ter, pela quarta vez, uma foto minha compartilhada, não foi só pelo fato da imagem ser de minha autoria, mas porque nela aparecem membros da minha família. Facebook é terra sem lei. 
Ninguém me agrediu, me feriu, ou publicou algo ofensivo. Só me senti invadida. E se isso é pouco, pra tanto barulho, queria apenas chamar àqueles que me lêem para uma reflexão: A gente precisa disso?
Imagem daqui

36 Recadinhos

chica

comentou...

Que pena que assim seja,n~]ao? Ninguém merece e não dá mesmo pra curtir...beijos,chica

4 de março de 2013 às 20:09
Paty Michele

comandando... ♥

Se as pessoas soubessem se portar, o mundo seria perfeito, Chica.

beijos.

5 de março de 2013 às 18:35
Responder
Unknown

comentou...

Boa noite!!!
Hoje estou te visitado para deixar
uma bela frase, com todo meu carinho!


"O amor só é lindo, quando
encontramos alguém que nos
transforme no melhor que
podemos ser"

(Mario Quintana)

‎(¯`v´¯)
.`•.¸.•´

4 de março de 2013 às 20:16
Paty Michele

comandando... ♥

Lindo poema, Rita.
Obrigada pela presença.
um beijo.

5 de março de 2013 às 18:36
Responder
Rui Pascoal

comentou...

As suas palavras são sensatas.
No mundo virtual há de tudo... como no real.
:)

4 de março de 2013 às 21:13
Paty Michele

comandando... ♥

Vc está certo, Rui.
O virtual é a extensão do real.

Um abraço.

5 de março de 2013 às 18:36
Responder
Vera Lúcia

comentou...


Olá querida,

Sempre receei a exposição. Quando fui para o face, lugar que aliás não visito habitualmente, evitei colocar álbum de fotos com receio de que fossem utilizadas por terceiros. Não vejo graça no face, para dizer a verdade. Prefiro o blog.

E falando em foto de sua autoria, vi uma de você com o seu filho no google imagens. Fiquei surpresa.

Obrigada pelo carinho dos cumprimentos no meu níver. Fiquei feliz com sua presença por lá.

Beijão.

4 de março de 2013 às 23:04
Paty Michele

comandando... ♥

Ai, Vera, que chato saber disso. Mas todas as fotos postadas no blog ficam disponíveis no Google. Por isso tenho o cuidado de escrever o nome do blog na imagem e tento desfocá-la um pouco.
Mas não tem jeito.

Um bjão, querida.

5 de março de 2013 às 18:34
Responder
Giselle

comentou...

Concordo contigo. Está ficando sem graça o danado do Facebook....
Bjos.

5 de março de 2013 às 00:46
Paty Michele

comandando... ♥

Oi Giselle

sem graça e perigoso, querida.

Um beijo.

5 de março de 2013 às 18:31
Responder
P4R4EN5E

comentou...

Infelizmente temos que conviver com isso. As redes sociais se tornaram um grande mingau onde cada um põem o ingrediente que bem entende e as vezes esse ingrediente azeda a vida do outro. Tem gente que se utiliza das redes sociais para diversas coisas, inclusive machucar o próximo! Belo alerta Paty..

5 de março de 2013 às 10:27
Paty Michele

comandando... ♥

É isso mesmo, Vinícius, um mingau com caroço, ao meu ver.

5 de março de 2013 às 18:32
Responder
Anônimo

comentou...

Vish amiga, tirou a maioria das palavras da minha boca.Eu nunca autorizo marcações com meu nome no face sem antes autorizar, ainda bem que tem essa opção.
Ando também querendo me desintoxicar de tanta internet, vou reformular o blog, deixar as coisas 'menos tão pessoal' pois isso não é muito legal.
Concordo com tudo que vc disse amiga.

Beijo grande!!

5 de março de 2013 às 11:22
Paty Michele

comandando... ♥

Vanda, as marcações são um saco!!!

Agora me diz, como é que o blog pode ficar menos pessoal, se é a minha página?

ai, ai...

bjão.

5 de março de 2013 às 18:29
Anônimo

respondeu...

rsrsrs verdade, hoje que li a pergunta. No caso nem meu blog eu posso 'não deixar pessoal', porque é um blog pessoal.
Dura questão =//

Hoje também resolvi postar sobre a lixeira virtual, mas no caso, como você disse, bora excluir/bloquear essas pessoas :)

Beijo!

23 de abril de 2013 às 16:56
Responder
Pâmela Rodrigues

comentou...

A gente precisa do que faz a gente feliz. O face me diverte. Não é um lugar que uso para fazer grandes discussões, mas para sorrir mesmo. Além disso é o lugar onde consigo manter contato com os amigos antigos que não posso ver todos os dias como em tempos passados.

Então eu mantenho meu face.
O twitter era inútil para mim e continua sendo. Não vejo graça nele, não tinha função na minha vida então deletei o meu porque não curtia estar nele.

Sua pergunta é válida. Se precisarmos ficamos, se for para seguir a multidão, é perda de tempo e falta de auto conhecimento.

Beijos
Pâmela Rodrigues
Blog: Liste & Realize
Página no Facebook

5 de março de 2013 às 11:48
Paty Michele

comandando... ♥

Pois é, Pâmela, mantenho pq me divirto, mas qdo esse tipo de coisa acontece, me chateia mto e eu revejo minhas escolhas.
Acho que estar lá e não participar, só ler, é ficar na superficialidade.
Enfim, estou repensando.

Um bjo.

5 de março de 2013 às 18:27
Responder
A Viajante

comentou...

Os filtros são importantes... cada vez mais. A gente só precisa de carinho e atenção. O mundo azulzinho é bem cruel, sim... falta educação e também bom senso em muitos, pela falta de educação...ou seja, nós, educadoras de plantão, podemos ajudar a disseminar outras formas de interação nessa rede que é tão importante. Vamos pensar em campanhas, com imagens... que tal? Beijo!

5 de março de 2013 às 15:43
Paty Michele

comandando... ♥

Ótima ideia!
Vamos planejar esse negócio.
rs
bjs

5 de março de 2013 às 18:16
Responder
Adriana Helena

comentou...

Oi Path, boa noite!
Muito apropriado seu desabafo querida!
Eu sou usuária antiga do facebook e fui verificando a transformação que ele foi sofrendo ao longo destes dois anos, quando os antigos "orkutianos" começaram a invadir e entupir com bobagens insignificantes!
Praticamente virou uma terra de ninguém. E se não tivesse a opção de controlar o que as pessoas dispõem em nossos próprio murais, aí, sim, seria o fim de tudo mesmo!!! Um festival de propagandas invasão de privacidade!
Na minha opinião marcar as pessoas em uma foto, só se for da família mesmo. Não concordo em marcar ninguém, não me sinto confortável quando sou marcada. Sei muito bem o que deve ter sentido quando viu sua imagem ,que só dizia respeito a si e sua família ,compartilhada aos quatro ventos na rede. Sentiu-se invadida, ferida! Também já fiquei roxa de raiva por conta de um ato semelhante!

Eu estou aos poucos, movimentando bem menos o meu perfil pessoal e apenas me dedicando à página do blog no face. Lá coloco e compartilho algumas mensagens de apoio e títulos musicais, mas sem incomodar ninguém, pois apenas os que curtiram tem acesso aos posts!!

Me identifiquei muito com o seu artigo de hoje! Mostrou que muitas vezes precisamos repensar os nossos conceitos e rever algumas atitudes para o nosso próprio bem!!!
Um beijo querida e excelente semana!!

5 de março de 2013 às 22:43
Paty Michele

comandando... ♥

Adriana,
vc me deu uma boa ideia, movimentar apenas a página do blog. Pode ser uma boa alternativa, mas o pior é que minha mãe pede pra postar foto de Bento, pra dar notícias... e ela está viciada no Face. rsrsrr

Um bjão e obrigada pela atenção.

6 de março de 2013 às 21:41
Responder
Maria Adeladia

comentou...

PATY: Boa tarde! Como vai, querida?

Sobre essas redes sociais, vejo um tanto de coisas negativas. Esse seu caso, de ver sua foto e membros da família numa página, sem sua autorização, é horrível! Invasão da privacidade!

Creio que se as pessoas fossem mais sábias e humanistas, o mundo seria muito melhor! Todos seriam mais mais felizes! Que pena isso constar apenas na minoria!

Beijos e boa semana.

6 de março de 2013 às 13:33
Paty Michele

comandando... ♥

Pois é, Adeladia, as pessoas precisam se educar para conviver, seja onde for.

Um bjo.

6 de março de 2013 às 21:16
Responder
Patricia P. Galis

comentou...

O face é uma terra de pessoas solitárias as vezes fico so observando alguns postam mensagens em excesso para serem compartilhadas, contam todo seu dia o que é desnecessário e claro não interessa a ninguém, fora os inconvenientes como o que sofreu.
Uso mais para divulgar o blog mas nem sei se vale a pena as pessoas que visitam por lá são poucas, na realidade somente alguns amigos prestam atenção ao que dizemos.....outro dia ainda uma pessoa mandou um baita de um recado dizendo que nao compartilhava nada dela, verifiquei suas mensagens eram coisas tão idiotas, como vou passar a frente. Só compartilho algo que realmente me fez rir ou pensar.

6 de março de 2013 às 15:45
Paty Michele

comandando... ♥

Patrícia, a coisa mais difícil é eu compartilhar alguma coisa no Facebook. Primeiro pq acho desnecessário ficar propagando conteúdo alheio, qdo eu posso produzir o meu. Segundo pq acho um saco aquelas imagens com mensagens, seja qual for o teor. No máximo, curto e comento. Mas no meu mural geralmente posto conteúdo próprio.

Um abração.

6 de março de 2013 às 21:19
Responder
Ana

comentou...

Olha Paty..confesso que de janeiro pra cá eu ja ensaiei deletar meu face umas 152528 vezes...ainda não fiz e talvez de fato não faça,pq é minha unica forma de contato rapido e diario com alguns amigos que moram em outras cidades e ate em outros paises.. não quero ficar sem eles..e ai a gente apela p os famosos bloqueios,etc e etc..aonde a gente chegou?mas realmente fica a pergunta: a gnt precisa disso??? :(

Bjsss e otima semana!!

6 de março de 2013 às 17:38
Paty Michele

comandando... ♥

Já pensei tbm, Ana, mas como tenho familiares que moram em várias cidades diferentes, ainda mantenho.
Mas tenho pensado mto a respeito.

Bjs.

6 de março de 2013 às 21:38
Responder
Sheila Carine

comentou...

OI amiga


Vc entende agora porque não migrei pro face? Tinha o orkut e adorava mas fui me desestimulando tanto que resolvi não migrar e, posso te garantir: não sinto a mínima falta dessas redes sociais. Fora que uma vez fui pra um seminario da Microsoft, onde todos os expositores falavam sobre a exposição nas redes sociais e pasme: nenhum deles fazem parte de tais ferramentas. Foi qd eu realmente resolvi não migrar. Beijos amiga e bola pra frente

6 de março de 2013 às 19:04
Paty Michele

comandando... ♥

Entendo, amiga, mas sinto uma falta enorme de te ter por lá!

rsrsr

Um bjão.

6 de março de 2013 às 21:39
Responder
BLOGZOOM

comentou...

Paty, concordo com seu ponto de vista. Já faz tempo que "cansei" e tenho ido mais para desejar Feliz Aniversario, algum comentario amigavel, coisas curtas e rapidas.

Querida Amiga,

Aproveito para desejar um Feliz Dia Internacional da Mulher - 08 de março.

Beijos

7 de março de 2013 às 17:49
Paty Michele

comandando... ♥

Minha fada predileta
aquilo lá está se tornando um problema, preciso resolver.

Obrigada pelos votos, desejo a vc um lindo dia da mulher.
beijos.

7 de março de 2013 às 22:23
Responder
Vera Lúcia

comentou...


Paty querida,

Passando para agradecer a visita e desejar a você um feliz Dia Internacional da Mulher.

Parabéns por ser esta mulher forte, guerreira, doce e encantadora.

Beijosssssss.

8 de março de 2013 às 00:36
Responder
Sérgio Santos

comentou...

Paty, eu amava o Orkut. Lá não tinha esse inferno de "curta e compartilhe", não havia proliferação de fotos de pessoas e animais mortos, essas correntes com fulano em estado terminal e precisando de milhões de curtidas, enfim... Odeio Facebook e só tenho pq meus amigos migraram pra isso. E concordo plenamente com seu texto. Bjão

8 de março de 2013 às 00:37
Responder
Antonio Pereira Apon

comentou...

Pois é Paty. A “Orkutização” do Facebbok. Trouxe para a nova rede, velhas babaquices travestidas de babaquices novas, que dão a sensação de um abismal vazio de inteligência e do que fazer. Mas, temos é que ignorar, deixar de lado essas aberrações e aproveitar o lado bom da internet. Um dia esse povo liga o desconfiometro e toma jeito.

Um abração e uma boa semana.

10 de março de 2013 às 12:32
Responder
Profª Ludmila Pena Fuzzi

comentou...

Muito bom o texto...realmente a bestialização tirou a beleza da verdadeira proposta...esses dias também compartilhei um DESABAFO....

18 de março de 2013 às 16:41
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...