Palavras de Alento

29 de out de 2012

Blog da Semana #39

Hoje eu tô passando aqui rapidinho pra trazer um blog que carrega poesia até no nome: A arte da vida é o blog do poeta Antonio, ou Apon, como muita gente aqui o conhece. Lá você não encontra só poemas, há outros textos, como crônicas, contos, notícias, além de críticas bem construídas sobre política, religião e fatos do cotidiano. Prova de que seus textos são mesmo um sucesso, é que ele já tem um livro lançado.
O Antonio, assim como eu, é professor, está sempre passando por aqui e enriquecendo o IMD com seus comentários muito perspicazes. Então aproveite e passe lá pra ler as resenhas dele. Você não vai se arrepender, prometo!


26 de out de 2012

Tranquila

Bem, eu já gostava muito dessa canção, porque o refrão traduz um tanto assim de mim e do que eu vivo atualmente. Eis que, semana passada, conversando com uma amiga que não via há meses, após relatar os últimos acontecimentos da própria vida, ela me toma de assalto com a seguinte pergunta:
- E você, amiga, está feliz?
- Ah, eu tô tranquila.
Ela não se satisfez:
- Não perguntei se você está tranquila, quero saber se você está feliz.
Aí deu um nó! Nem sei ao certo o que respondi, porque na hora veio um turbilhão na mente e eu fiquei a semana toda me perguntando, de novo, o que é ser/estar feliz.
Será que a gente só pode de considerar feliz quando está com borboletas no estômago, com a adrenalina a mil, com o sangue de uma paixão fulminante pulsando forte nas veias? Se for isso, eu não estou feliz, não. Estou tranquila, serena, plena, certa do que quero, ciente de minhas escolhas, dos riscos que corro e com uma certeza absurda de que sou feliz assim.
Vou deixar a música pra vocês apreciarem, e depois me digam, vocês estão felizes?

22 de out de 2012

Blog da Semana #38

Hoje eu quero convidar a todos para tomar um Café entre Amigos e visitar o blog da minha xará Patrícia Galis. Ela criou o blog para ser a extensão da sua própria casa, e lá receber os amigos para uma conversa e um cafezinho. Como toda boa blogueira, Patrícia gosta de interagir e conhecer pessoas novas.
Rico e diversificado em conteúdo, o café da Paty (olha a intimidade) é um lugar gostoso de se visitar. Por lá você vai encontrar uma galeria pra divulgar seu espaço e sempre verá menções a outros blogs, prova da generosidade dela.
Uma das coisas que mais gosto no Café são as Blogagens Coletivas, que muita gente adere e sempre rende postagens bem legais. Além disso, tem o "Divã do Analista", onde a autora posta e-mails que recebe de pessoas pedindo conselhos sobre assuntos diversos (em sua maioria, polêmicos). E somos nós, leitores quem somos os analistas!!! 
Então, vai lá conhecer a Patrícia Galis, tenho certeza que ela vai te receber com um café fresquinho.

 hotéis em campos do jordão

20 de out de 2012

Fazendo arte!


Passando rapidinho aqui pra me desculpar pela ausência nos blogs amigos. É que na última terça inventei de fazer uma aula de artes com meus alunos. Levei pra escola mais de 20 garrafas de iogurte que juntei durante semanas, pois a ideia era fazer um porta-lápis, que eles mesmos iriam decorar. 
Mas durante a primeira tentativa de cortar as garrafas com um estilete, minha mãozinha esquerda resolveu ficar na frente do objeto afiadíssimo! Resultado: Três pontos e nenhum porta-lápis.
Como eu sou uma pessoa teimosa persistente, não quis atestado médico e continuei trabalhando, o que acabou sobrecarregando meu braço direito, que no final do dia está super cansado. Ter somente um braço complica a vida de quem mora sozinha. Não posso dirigir, parei até de malhar (ai, meu Projeto 4.0...), não consigo lavar louça, nem o meu próprio cabelo e fica difícil cuidar do meu filho.
Até tento teclar, mas é um saco com uma mão só, porque acostumei a digitar rápido, com todos os dedos (sou do tempo das aulas de datilografia, abafa!), então me perdoem a ausência. Visitei alguns blogs mas sem comentar não vale, né? mas só depois da terça feira, quando tirarei os pontos, voltarei a normalidade, retribuindo o carinho de vocês.

Um beijão e nem pensem em chegar perto de estiletes, eles costumar voar na nossa direção!

17 de out de 2012

Projeto 4.0 #2

Segunda-feira foi o dia da minha primeira pesagem. Serão 4 ao todo, sempre no dia 15 de cada mês, até janeiro, onde eu espero ter perdido 4 kg.
Desde o começo do mês que eu ando com uma ansiedade danada, porque apesar dos meus esforços na academia e das mudanças todas que fiz na alimentação, a  balança insistia em me trair. Botei a boca no mundo, reclamei, choraminguei e apertei mais o cinto na dieta. De noite, só salada. Pão? na na nina não!
Aí Preto apareceu aqui com o meu presente o dia dos professores: Uma balança digital (que por incrível que pareça, eu não tinha). Subi na danadinha e cruzei os dedos. Nem acreditei quando ela parou:
57.7
Como o meu objetivo era 58, pense numa pessoa feliz... agora acelera!!!!

15 de out de 2012

Blog da semana #37

Chegou a hora de jogar um pouco de confete em mim mesma:
Como hoje é dia do professor, vou indicar o meu segundo blog, o Turma da Pró Paty, que muita gente por aqui já conhece. Tem gente que me segue aqui e lá. rsrs
Criei o blog da turma em 2010, quando estava fazendo uma pós graduação na área de Tecnologias Educacionais e precisava de um meio prático de usar computadores conectados à internet com meus alunos, de modo que favorecesse a aprendizagem deles. Como a turminha não gostava muito de escrever, usei o blog como "isca" e eles passaram a se interessar mais pela escrita, sobretudo on line.
Lá encontra-se textos deles, comentários e toneladas de fotos de eventos na escola. Eles amavam o espaço, principalmente porque tinha a senha e podiam postar e editar o que quisessem. Tudo sob a minha orientação, claro.
Mas como nem tudo são flores e a educação pública muitas vezes nos deixa a ver navios, o blog parou porque a escola foi assaltada e ficamos sem computadores. Na verdade chegaram 23 máquinas novas, que estão encaixotadas desde o ano passado, à espera de técnicos para instalarem-nas (sim, só podem ser instaladas por técnicos do MEC!). 
E os 84 colegas professores que concluíram o curso junto comigo estão à espera de um parecer da Secretaria de Educação para poderem atuar nos laboratórios de suas escolas (algumas ainda os tem!).
Então, gente, só me resta deixar essa postagem sob forma de protesto.
Não à burocracia.
Sim à educação.
E viva o professor!

11 de out de 2012

Dia da (minha) Criança

Há algum tempo estava ensaiando uma peça teatral pra apresentar na escola do meu filhote. A equipe da escola todos os anos faz isso, como forma de aproximar as famílias e homenagear as crianças no dia delas. 
Hoje foi o grande dia, e nós, pais, curtimos muito esse momento.
Como o tema do projeto pedagógico desse ano é "O mundo mágico de Oz", a peça usou Dorothy e seus amigos para trazer uma mensagem importante às crianças: Não procure pelo mundo o que está dentro de ti.
O mais legal é que ninguém é artista. Somos pais e mães tentando fazer algo diferente pra alegrar a vida dos nossos filhos. E o efeito é mais que positivo! Eles amam nos ver encarnando personagens que fazem parte do dia a dia deles na escola. Só fiquei com pena de algumas crianças cujos pais não puderam participar, devido a compromissos de trabalho.
A mamãe aqui representou a Bruxa Má! Bento não é muito chegado em bruxas, mas já sabe que sua mãe leva jeito pra coisa, e aprendeu a curtir. Confiram as fotos que tiramos antes da apresentação porque durante não deu, afinal só as crianças assistiam.

Fazendo a maquiagem
Dorothy e a Bruxa Má do Oeste
A turma reunida
Ele com os óculos do Mágico de Oz, depois da apresentação

8 de out de 2012

Blog da Semana #36

Semana da criança, feriado na sexta e eu querendo esquecer a eleição. Meus candidatos foram derrotados e  os usurpadores do erário público permanecem mais 4 anos no poder. Tem nada não. O povo sobrevive e tomara que aprenda!
Pra espantar a derrota e deixar a semana no clima alegre da criançada, um blog totalmente lúdico, de uma pessoa fofa, que trás sempre seus lindos poemas com temática infantil. Anne Lieri é uma mulher com coração de menina, que escreve seus poemas, histórias e constrói amizades no blog Menina Voadora.
O blog existe desde novembro de 2010, já conta com mais de 600 seguidores e a Anne tem dois livros publicados. É ou não é digno de figurar por aqui? Então, coloque seus óculos cor de rosa e vai lá ver o mundo mais doce e colorido.

4 de out de 2012

Ainda podemos sonhar (?)

Faz mais de 20 anos que saí de Nazaré, aos 17, após concluir o Ensino Médio. No começo ia muito lá, depois me enturmei por aqui e as visitas escassearam. Mas meus avós e tias ainda residem nessa pequena cidade, que tem cerca de 25 mil habitantes, umas duas indústrias, um comércio fraco e uma festa tradicional secular no currículo.
Em Nazaré não tem faculdade, e a menos que sua família tenha um ponto comercial ou você passe num concurso público, terá alguma sorte. A vida por lá se arrasta. As pessoas (salvo exceções raras) passam os dias a cuidar da vida alheia, os jovens começam a beber e fumar cedo (e agora há o avanço do crack) e nenhuma perspectiva animadora pode ser vislumbrada no horizonte político da minha amada terrinha. 
Gosto da cidade. Mas há tempos não sinto paz ao andar naquelas ruas. A cidade mudou, mas só os engarrafamentos e a violência urbana cresceram. O poder público se reveza nas mãos de três famílias desde antes de eu nascer. Patrimônios aumentaram na proporção inversa ao progresso da cidade, empacada, afundada na mesmice.
A esperança agora é ver o novo no poder. Estamos lutando por isso há 12 anos e caso essa vitória não se concretize, eu vou lavar minhas mãos e transferir definitivamente meu domicílio eleitoral pra Salvador. Lutar pelo melhor é um dever de todos, mas quando o próprio povo decide continuar no buraco, é preciso aceitar a derrota e deixar que arquem com as consequências.
Vejo pessoas presas a favores, cuja gratidão parece ser eterna. Há também quem precisa estar do lado do poder, para garantir seu emprego. Esses pretendem que a gestão de seu candidato se perpetue, para não perderem sua "boquinha". A maioria valoriza o prefeito que "paga em dia". É um pensamente tão medíocre que eu me envergonho em postar.
Mas eu sou livre, meu voto é independente porque não preciso de política pra viver. Tenho consciência de que a coletividade é muito mais importante que qualquer interesse pessoal. Quero ver minha cidade como eu sempre sonhei: Crescendo, prosperando e dando condições dignas de seus filhos viverem lá, ao invés de se verem obrigados a sair, como eu.
Não vou votar em partido. Vou votar em dois homens de bem. Dois homens capazes de tornar meu sonho realidade. Capazes e preparados para tornar Nazaré uma cidade melhor para quem vive lá.

1 de out de 2012

Blog da Semana #35

Trago hoje para a minha galeria semanal um blog que tem um nome diferente e uma proposta muito interessante: O Rebobinando Memória, que existe desde 2009 e é um blog que trata de assuntos diversos, como cinema, televisão, música, poesias e comportamento humano, sempre trazendo algo que merece ser lembrado. 
Além de informar, o Marcos Mariano (um blogueiro, sonoplasta, operador de áudio, compositor nas horas vagas e aspirante a produtor audiovisual), busca analisar a informação extraindo o essencial de cada assunto, expondo sua própria opinião e convidando seus leitores à reflexão. Segundo sua filosofia, guardar só na cabeça não basta, é preciso compartilhar!
Então pronto, estou compartilhando e quem quiser rebobinar a memória pode ir correndo lá conferir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...