Palavras de Alento

27 de jun de 2013

Mobilizações Versus Futebol

Imagem retirada do Facebook
  A "paixão nacional" anda em baixa. Os loucos por futebol levaram anos esperando por uma Copa do Mundo realizada no Brasil, e estão vendo seus sonhos frustrados pelos acontecimentos que mobilizaram o país nos últimos dias. Ainda que determinadas emissoras de televisão teimem em mostrar um país maquiado, feliz, torcendo pela "seleção canarinho", o que vemos são manifestações de indignação por todos os lados. O Brasil mostrando a cara, indo à luta, provando que já não dá mais pra ficar de braços cruzados, entregando a nação a governantes pouco preocupados com o destino do povo.
Já gostei muito de assistir a jogos decisivos, mas abandonei esse hobby. Em tempos em que ídolos do futebol dão declarações que contrariam o grito da nação, fico satisfeita que, a copa das Confederações esteja em segundo plano. Mais satisfeita ainda em ver nossos políticos com medo. Contudo, nada é tão bom quanto vê-los trabalhando. Sob a enorme pressão popular, eles estão funcionando. O movimento mostrou que é forte e articulado o suficiente pois já conquistou vários itens da pauta de reivindicações.
Transbordo de orgulho, mas confesso que, por conta dos atos de vandalismo e da ação da polícia, tive medo de ir pra rua (coisa de quem tem filho pequeno). Mas o país precisa que nos envolvamos de alguma forma, ao invés de engolir a alienação esportiva que a TV nos impõe. Todo esse movimento provou que é possível se parar o país para outras questões que não girem em torno de uma partida de futebol.

Imagem retirada do Facebook

Esse post poderia ser intitulado "País do futebol" ou "Pátria de chuteiras", mas prefiro fazer referência ao que realmente importa no momento.

18 de jun de 2013

Pátria Acordada

Nos idos dos anos 90, no século passado, pintei a cara e me juntei a uma multidão que gritava: "Fora Collor!". Estava morando há pouco tempo em Salvador, não tinha amigos e fui sozinha mesmo. Fiquei orgulhosa por participar daquele momento político tão importante. Naquela época ouvi um governante dizer, na TV, que aquela atitude "assustava", ou seja, ver os jovens nas ruas, como em 1968 lhe dava medo.


Ontem fiquei orgulhosa novamente. A juventude brasileira, que tantos dizem ser apática e alienada, mostrou que é forte e articulada o suficiente para mobilizar 12 capitais e algumas cidades mundo afora em protestos organizados e pacíficos (não vou dar ibope aos atos isolados de vândalos oportunistas, que merecem todo o nosso repúdio #Vergonha).
Ontem, até a polícia teve medo, por isso é legítimo ecoar aos quatro cantos #OGiganteAcordou.


As multidões deram seus gritos de liberdade, mostrando o descontentamento para com aqueles que estão no poder. Ainda que o foco principal das manifestações seja a redução do valor da passagem de ônibus, é inegável a revolta da população contra a corrupção. E para quem pensa que só de futebol e samba vive esse país, os protestos mostraram que rejeitamos estádios de primeiro mundo. Clamamos por segurança, escolas e hospitais decentes.



Um povo que não tem consciência de sua própria força, sempre será um povo dominado.

Espero que o gigante continue acordado.

15 de jun de 2013

Links da Quinzena #6


Dentre os textos que li ultimamente na internet, destaco os dez abaixo relacionados, para a apreciação dos meus leitores.
  1. R7 Arte: Fotógrafo registra pessoas parecidas e sem nenhum parentesco. Começando com fotografia, uma matéria leve, só pra descontrair.
  2. Código DDI: Fotógrafa retrata filha e a ensina sobre mulheres importantes da História. Uma forma diferente de passar seus valores para os filhos.
  3. IG Saúde: Sete dores que você não deve ignorar. Melhor ficar atento!
  4. Nutrição por Ísis MoreiraDietas e afins. Coisas que é bom ficar sabendo antes de começar dietas malucas.
  5. Uol Notícias: Escritor é multado pela CET em vaga para deficiente que ajudou a criar. Absurdo dos absurdos acontece em São Paulo, com o Escritor Marcelo Rubens Paiva.
  6. Época: O arquiteto dos momentos. Como os diferentes "tipos" de namorado se manifestam no dia dos namorados.
  7. Portal EBCRelatório do Unicef aponta exclusão da criança com deficiência. Um descaso enorme... ainda há muito o que se conquistar.
  8. Infinito Particular: Chega de drama! Pra gente refletir sobre o quanto está cercada de dramas no nosso dia a dia.
  9. Veja São PauloPlacas malucas da Copa do Mundo fazem sucesso no Facebook. As placas da Copa já viraram motivo de piada. Eu acho é bom!
  10. PavaBlog10 fotos proibidas para quem tem TOC. Aposto que alguma delas vai te incomodar de verdade!

10 de jun de 2013

"Coisas que gosto de fazer no inverno" - Blogagem Coletiva


Inverno em Salvador é coisa rara. Nessa época do ano em que os estados do Sul e Sudeste tentam se aquecer um pouco, nós tomamos chuva e continuamos sentindo calor. Provavelmente é por essa razão que bastou uma chuvinha pro baiano se encapotar todo. rsrsr
Gostei do tema dessa blogagem coletiva e selecionei sete coisas que adoro fazer no nosso inverno.

Usar roupa de inverno.
Acho super chique, mas quase não temos oportunidade de desfilar por aí usando bota, casaco e cachecol.

Ficar agarradinha com o meu Preto.
Os coitados dos solteiros que me perdoem, mas nada melhor do que um amor pra nos aquecer no inverno.

Tomar vinho.
Gosto de vinho, mas no verão costumo tomar cerveja. Por isso que, no inverno, não dispenso.

Festa de São João
A minha festa favorita, desde criança. E já estou passando a tradição adiante!

Ceia Junina
A-D-O-R-O tudo que é feito com milho e todas as iguarias servidas nas festas juninas, inclusive o licor!!!
Imagem daqui
Alimentos quentes (e engordantes!)
Fondue, chocolate quente, capuccino e, claro, sopa, são as minhas favoritas.
Imagem daqui
Dormir com edredom.
Eita delícia, só no inverno mesmo!
Imagem daqui
Confiram as postagens dos demais participantes no Café entre Amigos, blog da Patrícia Galis, que idealizou essa BC.

6 de jun de 2013

Impraticável

Vejo o trânsito antes de encará-lo
Assim está nossa linda e intransitável Salvador.
Eu já dou sorte de morar em lugar onde o trânsito é modificado... Quando me livro de estar no meio do circuito do carnaval, passo a morar nas proximidades do estádio onde haverá jogos importantíssimos (pra quem?): a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.
Os órgãos (in)competentes responsáveis pelo ordenamento(oi?) modificaram o trânsito por 35 dias, por conta de dois ou três jogos que acontecerão na Nova Arena Fonte Nova. Daqui de casa dá pra vê-la, mas pra mim pouco interessa um estádio de futebol, sobretudo se ele fica praticamente no centro da cidade e faz 80% da população enfrentar imensos congestionamentos todos os dias.
Esses eventos futebolísticos que acontecerão no Brasil, pra mim, são totalmente desnecessários. A precariedade em que se encontra a cidade é tanta, que precisaríamos de uns 10 anos para ter condições de abrigar eventos desse porte, oferecendo um mínimo de dignidade para a população e os visitantes. Isso sem contar o descaso para com outros setores que precisam de muito mais atenção dos nossos governantes. Mas Estado e Prefeitura só têm olhos para a Copa. Fazer o quê...?
Eu sigo aqui, sofrendo as consequências de um trânsito caótico, chegando atrasada no trabalho e voltando pra casa estressada no final do dia. Das duas uma: Ou eu me mudo e vou morar perto do trabalho, ou procuro uma escola próxima de casa. Caso contrário corro o risco de enfartar antes do Brasil jogar.

1 de jun de 2013

Top Parceiro #Maio


Diz o ditado que "uma vez parceiro, sempre parceiro". Acho que, nesse caso, seguimos a máxima à risca, porque mais uma vez, o Foi assim fica no topo da lista dos blogs que mais visitaram e geraram visitas para o IMD no mês anterior.
O blog da minha amiga Ju, ops! Viajante, é um diário de bordo das viagens que ela faz, mesmo aquelas em que não precisa sair do lugar. Se você curte longos relatos e desabafos rasgados, pode apreciar sem moderação. 

"A linha do horizonte me distrai..."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...