Assisti a esse desenho animado da Disney ainda criança. Na historinha, o pacato personagem Pateta transforma-se numa pessoa competitiva e enfurecida ao se prostrar atrás de um volante, mostrando que qualquer ser humano normal pode se tornar perigoso quando se depara com um trânsito caótico.
Apesar de já contar mais de 60 anos, o vídeo nunca esteve tão atual. O trânsito vêm alterando o comportamento de milhares de pessoas. Parece que vivenciamos cotidianamente uma guerra, ou uma corrida de imensos obstáculos, onde pouco importam as necessidades alheias.
A pressa tem feito as pessoas perderem a medida do bom senso, beirarem a falta de civilidade e até esquecerem de quem são. Aqui em Salvador (como em outras grandes cidades do país) presenciamos diariamente acidentes envolvendo todo tipo de veículos e as motocicletas são campeãs em número de vítimas fatais.
Dias atrás um acidente chocou a cidade e o comportamento dos motoristas acabou virando tema de discussões. O referido caso aconteceu numa avenida de um bairro nobre da capital baiana: uma médica atirou o próprio carro contra uma moto onde estava um casal de irmãos de 21 e 23 anos. Ambos morreram imediatamente e a motorista ficou em estado de choque.
A opinião pública promoveu o linchamento moral da acusada, que, ao que parece, teve um ataque de raiva após uma pequena discussão com o motociclista. Dominada pelo ódio, partiu para uma suposta "vingança" e atirou o carro contra a moto. Vimos então um espetáculo bizarro, uma mulher casada, mãe, profissional conceituada e respeitada ter sua vida virada de cabeça pra baixo por conta do próprio desequilíbrio. Do outro lado, uma mãe perdeu seus dois únicos filhos.
Agora, enquanto a justiça toma das providências cabíveis, a população pede punição para uma mulher que, num momento de destempero, ceifou duas vidas, desestruturou duas famílias e deixou todos perplexos.
Espera-se que o trágico exemplo sirva de lição, para que possamos refletir sobre nossa postura no trânsito, de modo que o desgaste do dia a dia não nos faça usar nossos veículos como máquinas mortíferas. Precisamos cultuar a paz e manter a serenidade, ou nos tornaremos todos monstros ao volante.
Monstros patéticos... uma lástima essa tragédia. Tenho acompanhado as notícias e torço que a justiça seja feita. E o que será justiça, nesse caso, se duas vidas foram retiradas desse mundo caótico, num trânsito surreal? Nem pra ser apenas um desenho animado, com destroços de brinquedo e não de vidas humanas. Só com muita resiliência para que a paz seja devolvida, para essas duas famílias. Beijo, amiga! Gostei da reflexão.
ResponderExcluirMonstros patéticos... uma lástima essa tragédia. Tenho acompanhado as notícias e torço que a justiça seja feita. E o que será justiça, nesse caso, se duas vidas foram retiradas desse mundo caótico, num trânsito surreal? Nem pra ser apenas um desenho animado, com destroços de brinquedo e não de vidas humanas. Só com muita resiliência para que a paz seja devolvida, para essas duas famílias. Beijo, amiga! Gostei da reflexão.
ResponderExcluirDifícil agora é saber o que é justo numa situação como essa.
ExcluirTá impraticável, a gente já sai de casa com medo, pedindo a Deus pra voltar ileso.
Bjão, que bom que vc refletiu comigo.
Olá Paty,
ResponderExcluirVi esta notícia e fiquei perplexa. Não consegui entender o desequilíbrio da médica, que a levou a esta atitude tresloucada. Por outro lado, fiquei imaginando a dolorosa situação da mãe que perdeu seus dois lindos filhos. Duas famílias destruídas por um momentâneo destempero. A situação no trânsito já está caótica e adicionada ao estresse dos motoristas tem piorado sensivelmente. É mesmo preciso uma boa reflexão acerca de nosso comportamento enquanto condutores de veículos de qualquer espécie para que não tenhamos a vida inteira para arrependimentos.
Vi o vídeo. Atualíssimo, apesar de tão antigo.
Excelente reflexão e postagem.
Beijo.
Vera, a mãe desses jovens perdeu a vida junto com eles. Vai demorar pra essa senhora voltar pros eixos.
ExcluirQuanto à condutora do veículo, que tbm tem um casal de filhos, destruiu a própria vida, pq está presa agora, e carregará essa culpa pro resto da vida.
Oremos por essa pobres almas.
Um abraço, minha querida.
Paty, esse acontecimento em Salvador tomou uma comoção que não se falou em outra coisa.
ResponderExcluirComo pode uma situação se tornar uma tragédia dessa?
Abraços.Sandra
Sandra, acho que foi descontrole mesmo.
ExcluirJá passei por diversas situações complicadas no trânsito e acredito que o fato de eu ser mto cautelosa, me livrou de vários apuros.
Um abração.
Eu lembro tão bem desse desenho, Paty! Foi marcante. E realmente o trânsito virou uma guerra e já tem tempo. Infelizmente não vejo muito futuro porque nosso código penal é péssimo e não pune nada como deveria. Bjs e boa quarta!
ResponderExcluirSérgio, a única saída é educarmos as novas gerações.
ExcluirNão acredito mais nas que estão aí.
Um abraço.
Triste, muito triste esse fato e tantos outros que somos obrigados a ver! Que a Paz e bom senso vigorem! beijos,chica
ResponderExcluirQue os anjos digam Amém, Chica!
ExcluirUm beijo.
Olá Paty, realmente é um vídeo que marca muito, mas, ainda tem gente que age da mesma maneira que o Pateta, quando ainda em atividade na empresa que trabalhei (COELBA) técnico de eletricidade fazendo parte sempre da CIPA e como monitor de segurança, exibíamos esse vídeo e fazia sucesso mesmo, porém mesmo assim ainda tínhamos problemas com os condutores (motoristas) em relação ao comportamento.
ResponderExcluirGostei de rever e de ler sua postagem, me remeteu aos anos 80/90.
Abraço
Pra vc ver, Lu. Os caras estavam sendo treinados e não se tocavam que teriam que mudar de postura. Afff...
ExcluirAbração.
Infelizmente tenho que concordar contigo esta tudo um caos, afffff esse desenho como disse pode ser antigo mas atualíssimo.
ResponderExcluirPois é, Patrícia, das duas uma, ou Disney era um visionário e previu esse caos que vivemos, ou a humanidade só regrediu nesses 60 anos.
Excluir#Oremos
Amei esse post, realmente o trânsito está caótico e as pessoas muito sem educação nele. Parabéns amiga, arrasou! Conscientizar é preciso.
ResponderExcluirBoa quinta-feira!
Fica com Deus!
Beijo!
http://nannacunha.blogspot.com.br
É muito mais que falta de educação, Nanna...
ExcluirUm beijão.
Oi Paty! Eu li sobre esse caso. Parece até coisa de filme;tipo Um dia de fúria...mas, infelizmente foi verdade! Estamos cada vez menos pacientes no transito.Esse desenho eu assisti muito quando minha filha era pequena e realmente não tem nada mais atual! Precisamos nos humanizar novamente! Adorei sua postagem e vim tb agradecer sua visita lá no meu blog pelo meu niver. Fiquei contente com tanta gente querida me rodeando! Brigaduuu...bjs,
ResponderExcluirAnne, reitero meus votos de um feliz aniversário pra vc.
Excluirbeijos.
Oi Patyzinha
ResponderExcluirQue saudades, que bom falar com você novamente!
Sua postagem é tão adequada ao que temos vivido. O trânsito nada mais é do que o reflexo dos desequilíbrios das pessoas, da arrogância, da raiva e violência que tem aumentado a cada dia. As pessoas vivem sobre pressão, competição e frustração, o trânsito reflete isto.
Este caso a que você se refere foi chocante. Quando esta médica perseguiu a moto e jogou seu carro para cima deles, com certeza não os queria matar, mas vingar a raiva que deveria estar sentindo e o resultado desta atitude impulsiva e raivosa foi o que foi. Quantas vezes no trânsito assistimos pessoas descarregarem sua raiva usando seu carro, é o que tem de mais comum no trânsito. O vídeo do pateta é super educativo, além de delicioso é claro, saudade dos desenhos animados!
Beijos
Oi Van
Excluirestou impressionada com a repercussão do caso. Pessoas de diversas partes do país viram reportagem a respeito.
Vc tem razão, qdo não se mede as consequências dos atos, uma vingancinha pode levar uma pessoa a uma situação terrível como essa,.
Um abração.
PATY:Este noticiário da médica no trânsito seguindo os dois irmãos, vi rapidamente na tv e achei uma grande tristeza! Acho que enquanto o ser humano não fortalecer o equilíbrio e o maior dos sentimentos:"o amor", que seja sem distinção de classe, cor, sexo e tantos outros, o mundo nunca mudará e a probabilidade é de piorar! A vida é um bem mais que precioso, e não devemos só valorizarmos a nossa mais a vida dos outros.
ResponderExcluirAmiga, estou retornando à blogosfera aos poucos.Bjs e uma linda semana.
Adeladia
Excluira repercussão desse caso foi enorme, aqui em Salvador estão fazendo manifestações no local semanalmente, pedindo justiça para os jovens.
Olha eu tbm ando ausente da blogosfera, a vida real nos chama!
Um beijo.
Oi Paty, boa tarde!
ResponderExcluirAcompanhei esse terrível caso nos noticiários, mais lendo a sua descrição parece que as coisas ficaram bem mais claras para mim!
Pude imaginar a cena e as consequências desastrosas do terrível episódio, onde duas vidas tão jovens foram levadas sem um motivo plausível!
É a banalização da vida humana.. parece que não valemos mais um centavo de real...
O desenho que você ilustrou o seu post é um clássico! É muito real, chega a ser assombroso como o seu criador o fez tão perfeito há mais de 60 anos!
Eu lembro que morria de medo da transformação do Pateta..rsrs Igual naquele desenho épico do personagem Pernalonga, em que o médico promove o encontro entre o coelhinho nada inocente com um monstro no castelo! Mas o verdadeiro "monstro" não é o de aparência rude, ao contrário, é o próprio Pernalonga com suas terríveis atitudes em relação a ele! Ah Paty, tem também aquele desenho do Bacamarte e Chumbinho...Nossa, literalmente voltei à infância agora! Quando o Chumbinho se transforma em monstro, é capaz de atitudes agressivas e impensáveis em sua forma normal. Parece que a médica ingerira uma poção assim, pois tornou-se agressiva e fez coisas horríveis! Pena que foi um caso concreto, vida real e não apenas um desenho animado, onde a agressividade fica apenas no imaginário!!
Realmente é muito triste ter acontecido isso, lamento muito pelas famílias de ambos os lados! Quem dera se pudéssemos nos refugiar no mundo mágico dos desenhos antigos para escapar de coisas terríveis assim...
Obrigada pela reflexão Paty!
Beijos e uma ótima semana para você querida!
Oi Adriana
ExcluirVc lembrou bem, o desenho do Pernalonga (O médico e o monstro) tbm é um grande clássico!
Pena que depois que crescemos não vemos mais desenhos animados, talvez assim aprendêssemos a viver melhor.
Um beijo.
Oi paty!! eu lembro desse desenho,desde pequena quando o vi pela primeira vez me chamou atenção e sempre que vejo algo absurdo no trânsito me lembro dele,acredita? vi esse caso pela tv...chocante msm!! o mais triste ainda é ver que mesmo desenhos antigos,hoje nada mudou..talvez sim,e pra pior! :(
ResponderExcluirBjs e ótima semana!!
Olá Ana, quanto tempo!
ExcluirPelo visto o trânsito tá ruím no Brasil todo, né? Td mundo reclamando...
Um bjão.
Pois é...O mundo está tão complicado,e tão corrido que as vezes quando paramos para descansar,percebemos que quase nunca paramos e quando relaxa,é como se algo estivesse errado!Não é pra ser assim...o descanso tem que ser também um privilegio!Não vivemos só para trabalhar o tempo todo.Vamos com calma humanidade!
ResponderExcluirFazia muito tempo que não aparecia aqui...mas agora estou com mais tempo!
bj