
Essa é a segunda edição da Blogagem Coletiva, uma iniciativa dos blogs Luz de Luma, yes party! e Desabafo de mãe. Não participei da primeira, mas como me identifico com o tema, decidi fazê-lo agora.
Eu sempre quis amamentar, ciente dos benefícios que o aleitamento materno trazem para a criança, então iniciei a preparação dos seios ainda durante a gestação, pois sabia que algumas mães acabavam desistindo de amamentar por sentirem dores insuportáveis no bico dos seios.
Comigo não foi diferente. Senti dores terríveis nos primeiros dias e mesmo tomando sol nos seios e fazendo massagem com esponja vegetal, eles ainda eram deliciados demais para uma boquinha faminta, que não sabia sugar direito. Um protetor de silicone foi a minha salvação.
Bento mamou exclusivamente no seio por 6 meses. Era livre demanda (mamava quando queria, sem horários estabelecidos) e isso fez com que ganhasse peso e se fortalecesse, haja vista ter nascido com 2,920kg. Só depois dos 6 meses introduzi as papinhas, feitas em casa (nada de potinho de supermercado!!!) e leite artificial aos 7 meses.
Quando voltei a trabalhar fazia a ordenha manual e deixava meu leite para complementar a alimentação dele durante o dia. Ao retornar pra casa à noite, o moleque pulava em cima de mim, louco pelo seu peitinho. rsrsrs
Mamou até 1 ano e 7 meses, quando já comia de tudo e acreditei que não havia mais necessidade de leite materno.
Foi uma etapa maravilhosa de nossas vidas. Costumo aconselhar as mães de primeira viagem a não desistirem. A dor passa assim que o bebê "pega o jeito". Acho um crime introduzir leite artificial porque a mãe quer dormir. Ninguém morre por levantar à noite pra dar de mamar, é preciso pensar na saúde daquele ser humano ainda tão frágil.
O vínculo formado entre mãe e filho nesse período é fortíssimo, sinto saudade e tenho certeza que se tiver outro filho farei questão de amamentar novamente.

Oi, Paty! Adorei seu relato, enriquecido por fotos, que delícia! Minha filha também mamou exclusivamente no seio até os seis meses e eu escapava do serviço por meia hora todo dia para amamentá-la.
ResponderExcluirEsse ganho de peso é fundamental para a saúde do bebê e melhor ainda, se for dessa forma tão saudável. Um abraço!
É verdade, Bia, esqueci de mencionar isso. Pela lei, tínhamos o direito de sair meia hora mais cedo pra amamentar (até o bebê completar 6 meses). Quando Bento nasceu a licença maternidade ainda era de 4 meses.
ExcluirUm abraço, querida.
Muito lindo e teu depoimento e fotos belíssomas. Um momento inesquecível pra ambos! beijos,chica
ResponderExcluirObrigada amiga Chica.
ExcluirBeijão pra vc.
Também sou super a favor!
ResponderExcluirAmamentei meus filhos até quando pude, a primeira filha até os dois anos e meio e os gêmeos eu amamentei até os 4 meses (não estava mais em condições de amamentar, pesava 47 kgs e o médico pediu pra inserir mamadeira).
Mas admiro demais as mães que doam esse amor em forma de vida. São tantas as mães ignorantes que não querem amamentar 'achando' que isso vai estragar a 'beleza' delas.
Tive meus gêmeos, por incrível que pareça não tenho NENHUMA estria nos seios/barriga/bumbum, Deus foi generoso comigo, minha pele é bem firme. Eu apoio totalmente a amamentação!!
Beijo flor querida.
Amiga, nem me lembrei de tocar nesse assunto, mas é bom frisar que tbm não fiquei com nenhuma estria. Aliás nenhuma alteração no meu corpo por causa da gravidez ou amamentação.
ExcluirAcho que a alimentação equilibrada, sem ganhos de peso excessivo, ajuda mto na recuperação do corpo da mãe.
Um beijãozão pra ti.
certeza :)
Excluirrsrssr lancei a promo em julho. Mas se vc quiser eu faço um lay pra vc amiga ;)
Beijo
Ô sua linda, super brigada, mas esse aqui ainda tá dando pro gasto.
ExcluirVou deixar pra te alugar mais pra frente.
:P
rsrsrs
bjo, amore.
Mamãe consciente é outra coisa! Bons conselhos derivam de boas causas... beijo, amiga!
ResponderExcluirIsso, amiga!
ExcluirEssa causa eu abraço meeeeesmo!!!
beijo.
PATY:Estou aqui para confirmar o post novo!!RSSS!
ResponderExcluirGosto sempre de lêr seus textos,pois são apreciáveis.Ainda não sou mãe, mas acho um ato abençoado a "amamentação". A criança só têm à ganhar com isso!O leite materno fortalece todo o organismo do bb, incluindo os seus dentinhos que ficam mais saudáveis, além de tantos outros benefícios!Tenho um sobrinho de 7 mêses, e ainda mama!!Uma fofura.Gostei das fotos de vc amamentando seu filho!Lindas demais.
Amiga, beijos e uma ótima tarde.
Ah, que bom saber!!!
ExcluirPois é, tem gente que não calcula o benefício que faz (ou deixa de fazer).
Um abraço.
ResponderExcluirOlá querida,
Que diferença com cinco meses, hein? Que garotão!
As mães não deveriam abrir mão deste cuidado com as crianças, a não ser por condições imperiosas.
É lindo ver este aconchego de mãe e filho no momento da amamentação.
Parabéns pelos conselhos às mamães de primeira viagem.
Beijosssssss.
Pois então, Vera, foi assim, ele engordando e eu emagrecendo, na mesma proporção. rsrs
ExcluirUm beijo.
OI amiga
ResponderExcluirLindo depoimento! Belissimas fotos!!!
Beijos
PS: vou amamentar também, rss
Claaaaaro, amiga.
ExcluirSeu filhote(a) merece esse peitão!!!
kkkkkkkkkk
Um bjo!
Oi, Paty!!
ResponderExcluirDemorei um pouquinho mas cheguei!! :)
Você visitou a página do evento no facebook? Linkei seu texto lá e também dos outros participantes. Quem não tem blogue, postou por lá mesmo...
A sua amamentação foi tranquila, mas acho que é porque você é tranquila. A criança assimila muito do estado emocional da mãe, não é mesmo?
As fotos estão perfeitas! :) Deu para perceber que seu menininho amava mamar. Olha só o olhinho entorpecido!!
Obrigada por participar da blogagem!!
Beijus,
Olá Luma
Excluirobrigada pelos elogios e pela oportunidade de participar de uma BC de cunho social.
Vou entrar no grupo do face depois.
bjos.
Olá Patty,
ResponderExcluirAmamentar é um ato de amor, saudavel para mãe e filhos. Por quase um ano amamentei minha filha e é uma lembrança que jamais esquecerei.
Beijos
É inesquecível mesmo, fadinha. Um momento pra guardar pra sempre.
ExcluirUm bjo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirCrise de risos!!!!
Beijocas
mas não é?
Excluirrsrs
Olá, Paty.
ResponderExcluirBela iniciativa. Blogar é também esclarecer, exemplificar, divulgar coisas boas, informar... Ação social também é coisa de blogueiro. Parabéns.
Um abração.
Pois é, amigo Antonio.
ExcluirEnquanto blogamos podemos tbm ser solidários e abraçar grandes causas.
Um abraço.
Que fofo seu menino mamando!Amamentar é mesmo muito gostoso e tb incentivo as mães de primeira viagem a insistirem,pois é super gratificante!bjs,
ResponderExcluirÉ verdade, Anne, é muito gratificante sim.
ExcluirUm beijo.
Muito bacana vc participar dessa importante campanha, Paty, e ainda contribuir com seu relato. Adorei. Beijos!
ResponderExcluirOs relatos das experiências é que enriquecem a campanha, Sérgio.
ExcluirUm abraço, querido.
Bento lindo!!!
ResponderExcluirParabéns pela participação Paty!! E pela atitude de amanentar tanto tempo!!!
Bejus