27 de jun. de 2013

Mobilizações Versus Futebol

Imagem retirada do Facebook
  A "paixão nacional" anda em baixa. Os loucos por futebol levaram anos esperando por uma Copa do Mundo realizada no Brasil, e estão vendo seus sonhos frustrados pelos acontecimentos que mobilizaram o país nos últimos dias. Ainda que determinadas emissoras de televisão teimem em mostrar um país maquiado, feliz, torcendo pela "seleção canarinho", o que vemos são manifestações de indignação por todos os lados. O Brasil mostrando a cara, indo à luta, provando que já não dá mais pra ficar de braços cruzados, entregando a nação a governantes pouco preocupados com o destino do povo.
Já gostei muito de assistir a jogos decisivos, mas abandonei esse hobby. Em tempos em que ídolos do futebol dão declarações que contrariam o grito da nação, fico satisfeita que, a copa das Confederações esteja em segundo plano. Mais satisfeita ainda em ver nossos políticos com medo. Contudo, nada é tão bom quanto vê-los trabalhando. Sob a enorme pressão popular, eles estão funcionando. O movimento mostrou que é forte e articulado o suficiente pois já conquistou vários itens da pauta de reivindicações.
Transbordo de orgulho, mas confesso que, por conta dos atos de vandalismo e da ação da polícia, tive medo de ir pra rua (coisa de quem tem filho pequeno). Mas o país precisa que nos envolvamos de alguma forma, ao invés de engolir a alienação esportiva que a TV nos impõe. Todo esse movimento provou que é possível se parar o país para outras questões que não girem em torno de uma partida de futebol.

Imagem retirada do Facebook

Esse post poderia ser intitulado "País do futebol" ou "Pátria de chuteiras", mas prefiro fazer referência ao que realmente importa no momento.

17 comentários:

  1. E isso vamos ver por vários e vários dias em nosso país, pois o povo é incitado a praticar o que talvez tenha sido deturpado, sabemos que tem que melhorar muita coisa na educação saúde e segurança,mas, a insegurança ainda reina na cabeça do povo, que não sabem discernir o que querem nem o que faz. Então culpar a presidente e governadores é fácil deixando de lado que os parlamentares que são os culpados e corruptos, e, tudo já vem de longas datas.
    Estava em ferias junina, voltando por agora!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Lu, tem muito oba-oba. Tem gente que vai só pra postar foto no Facebook, imagine.
      Mas a multidão está fazendo a diferença.

      Abraço.

      Excluir
  2. Que bom que acordaram e mudaram o foco. Antes era tudo futebol e carnaval.O pais ficava parado. Hoje, mudanças.

    beijos,chica,lindo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Chica. Essa imagem de futebol e carnaval é o que mais me deixa indignada.

      Beijão.

      Excluir
  3. Olá, Paty.

    Pois é, o povo cansou do velho "pão e circo" e acordou para a vida. Não existe democracia de verdade sem respeito ao cidadão. Não se constrói um país novo com o velho comodismo e omissão de que tanto gostam os nossos politiqueiros. Vamos lá Brasil!

    Um abração e um bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, meu amigo.
      Acordar pra vida, era o que precisávamos.
      Juventude não pode rimar com comodismo nunca.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Particularmente não me incomodo que o futebol seja valorizado, já que é o esporte mais popular no nosso país. Mas é revigorante perceber que, em meio aos festejos juninos e jogos importantes, as manifestações continuam impulsionando e exigindo respostas para questões sérias e urgentes como transporte, segurança, educação, saúde. Como professora, eu percebo que as ações de vandalismo resultam exatamente da falta de educação desse povo, miserável e alienável. De gente que está no limite do desespero. Saquear lojas e quebrar coisas tem relação direta, entendo assim, com a falta e baixa expectativa de vida desses pobres coitados, à margem dos processos de escolarização. Nos cursos que ministro aula, atualmente, tenho levantado discussões sobre democracia e participação, no cenário político (fora e dentro da universidade). Me espanto com a postura acomodada dos licenciandos em formação, que, em tese, representam o futuro da educação. De todo modo, as vitórias já alcançadas na pauta extensa, já nos aponta para um outro cenário. Não há mais como calar o desejo de mudança. Beijo, amiga!! Adorei o post!!! Domingo, estarei vestida de verde, orgulhosa pelo Brasil estar ao final do campeonato, e nas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, torcer pelo Brasil, eu torcerei sempre. Mas me revolta que nosso país,tão rico culturalmente, seja visto apenas como o país do futebol.
      somos muito mais que isso, vc sabe.

      beijão.

      Excluir
  5. Paty,texto bão pra lá de metro...rss...Tb me orgulho desses jovens e finalmente perceberam que futebol não é tudo!Adorei seu texto e espero que possamos continuar de ôlho nos políticos!bjs e boa sexta,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, espero que depois dessa, eles (os políticos) nunca mais sejam os mesmos.

      Um abraço forte.

      Excluir
  6. PATY:Tenho esperança que as coisas melhorem!!!O Brasil acordou!!!Graças ao nosso Deus!!!

    Amiga, estou compartilhando seu artigo no faice e google +.

    Beijos e uma ótima tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, querida.
      E muito obrigada por compartilhar meu texto.

      Um beijão pra vc.

      Excluir
  7. Quem diria que veríamos isso, né Paty? Em plena copa das confederações, o povo falando de política e mudanças e pouco se lixando pra copa. Bonito também ver os torcedores nos estádios gritando e cantando o hino nacional apaixonadamente, esperando por um país melhor. Adorei a oportuna postagem. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espantoso, né, Sérgio?
      Estou adorando, porque o povo está dando seu grito de liberdade e mostrando que não está alienado.

      Ah, tbm adoro ouvir a torcida cantando nosso hino. #Amo

      um abraço.

      Excluir
  8. Realmente estamos passando por um momento político importante, mas o futebol sempre foi uma paixão, e esquecer nesse momento não vai adiantar, gosto demais e faço parte da torcida.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanna,
      o que me deixa indignada é ver a TV manipulando o povo, como se tudo estivesse às mil maravilhas e o futebol fosse resolver o problemas do Brasil.
      Não é por aí.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Paty, eu ainda gosto de assistir jogos da seleção, mas não de uma forma fanática ou alienada. Agora, é claro que em um país com tantas carências, a construção de uma estrutura para a copa deveria estar em último plano.
    Há alguns anos atrás discuti com um colega do trabalho, professor de Ed. Física, porque não consigo compreender os salários milionários dos jogadores de futebol num país em que o salário mínimo é tão baixo. Ele me explicou que era devido aos patrocínios...então porque não patrocinam programas sociais?
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Se impressionou? Então me conte!