Palavras de Alento

29 de fev de 2012

Por Que os Blogs Morrem

Quando criei meu blog não fazia a mínima ideia sobre o que escreveria. A intenção era me expor muito menos do que costumo fazer hoje, mas quando percebi já era tarde. Apesar dos riscos que corremos nesse território sem lei que é a internet, eu não tenho nada contra escrever um diário eletrônico, pelo contrário. No meu caso isso é inevitável, porque só sei escrever sobre minha vida ou assuntos que me mobilizam. E um assunto que tem me intrigado bastante ultimamente é o abandono dos blogs.
Talvez isso aconteça porque muitos blogs são criados por uma empolgação momentânea. No meu curso de especialização todos os alunos foram obrigados a criar um blog. Eu me neguei a fazê-lo pois  não via sentido em ter outro. Passei a postar todas as atividades avaliativas no IMD. Isso deu um fôlego ao blog, que ganhou novos seguidores, os colegas do curso. Estes por sua vez criaram blogs lindos, atualizados, e que hoje, por falta de conteúdo, já não servem pra nada.
Eu me pergunto quais motivos levam as pessoas a abandonarem seus "filhos", suas "casas". A blogosfera está cheia de páginas esquecidas, contendo posts caducos, que ninguém se interessa em ler. Ao me deparar com um blog desatualizado eu não tenho a mínima vontade de ler ou comentar.
Se o próprio dono não cuidar de seu espaço, quem irá fazê-lo? Entendo que há períodos em que a gente está sem saco pra escrever, ou mesmo sem tempo, mas quando isso acontece é de bom tom dar uma satisfação aos leitores. Isso não significa expor problemas de ordem pessoal, mas justificar sua ausência a pessoas.
Os blogs que eu leio são como as casas dos amigos. Vou até lá, observo as novidades, faço elogios e sempre trago uma ideia nova pro IMD. Casas abandonadas não recebem visitas, nem comentários (que pra mim representam o termômetro do sucesso do blog). E mais cedo ou mais tarde esses blogs acabam expulsando seus seguidores e consequentemente, morrendo pra blogosfera. 

27 de fev de 2012

Blog da Semana #8

Eu gosto de escrever. Sempre gostei. Gosto também de ler, claro, e leio tanto em papel, como na tela, com a mesma tranquilidade. Leio muitos blogs, fuço tudo, e confesso que tenho uma preferência por blogs que são alimentados com textos de autoria do seu proprietário. 
Mas o blog que recomendo hoje é uma exceção. O Recanto do Sol pertence à querida Vera, uma pessoa encantadora, terna e de uma sabedoria ímpar, que eu tive a felicidade de conhecer aqui na blogosfera. Ela costuma postar textos de autores diversos, sempre dando os devidos créditos, e trazendo para nós leitores palavras que reconfortam, estimulam e nos fazem refletir sempre que passamos por lá. 
Não chega a ser um blog de auto ajuda, mas um blog amigo, que acolhe seus mais de 450 seguidores, leitores e comentaristas assíduos das palavras sábias que Verinha escolhe a dedo para nos presentear.
                                               Eu bebo dessa fonte!



SELO RECANTO DO SOL.

24 de fev de 2012

A história secreta da Mulher Só e do Homem Sem Tempo

Capítulo XXXIV

Não o via há semanas e pouco haviam se falado nos últimos meses. A distância estava sendo cruel com eles. Apenas as lembranças das noites tórridas acalantavam sua saudade. Ele constantemente enviava-lhe mensagens românticas e declarações apaixonadas, mas falavam-se pouco. Ela estava aborrecida com aquela relação e acreditava que todo o empenho dele em demonstrar seu afeto seria no intuito de não fazê-la desistir da história deles. Ela chegara a mencionar a possibilidade de por um fim a tudo, mas ele o fizera crer que o amor que sentiam seria eterno. 
Ia tocando os seus dias, estudando, lendo muito e escrevendo sua dissertação. Quase não saía mais de casa para divertir-se ou conhecer outras pessoas. Sentia-se presa a um homem que não estava ao seu lado, que não era seu. Isso a deprimia. 
Entrou em crise consigo mesma, questionou suas escolhas, seu modo de vida, sua solidão. Já bastava de tristeza e melancolia, não suportava mais sofrer com a espera de algo que parecia cada vez mais distante de sua realidade. 
Afinal por que se deixara envolver por um homem como ele, comprometido até a alma, se lá fora um universo inteiro de possibilidades batia à sua porta...?

To be Continued

20 de fev de 2012

Blog da Semana #7

Viaje comigo!
Mais um dos meus queridinhos, o filho de uma queridona: O Foi assim é o blog da minha amiga Viajante, que o trata como um filho, ele foi o primeiro blog que eu segui. Eu diria que o Foi assim é o pai do IMD, porque depois de conhecê-lo eu tomei coragem para expor minha escrita na rede.
O blog de Ju  é literalmente um diário de bordo. Nele são relatadas suas viagens, mas não de forma objetiva, detalhando paisagens ou localidades. As viagens de Ju (que aniversariou ontem) são subjetivas ao extremo e mesmo quem não a conhece se delicia com seu jeito peculiar de descrever os momentos vividos, sejam eles em casa, ou em qualquer ponto do país. 
E para mim, que além de amiga, sou cúmplice, ler seus relatos é senti-la mais perto de mim, como se estivéssemos papeando, e eu ouvindo atentamente suas confidências. 




15 de fev de 2012

Tudo Pronto!

Menos o meu!
Camarotes prontos, abadás entregues, trios elétricos vistoriados, postos médicos equipados, cantores afinados, policiais em serviço(oh, sim!), aeroporto, rodoviária e hotéis à espera dos donos da festa: os turistas. Faz tempo que essa festa deixou de pertencer a essa gente alegre. O maior carnaval do planeta virou uma fábrica de fazer dinheiro. E o baiano cansou de pagar caro por mais do mesmo. Eu mesma cansei!
Nunca fui fanática por carnaval, sempre preferi fugir pra praia (fritar o corpinho sob o sol), sobretudo quando me encontro "casada". 
Carnaval não rima com casal. As poucas vezes que me rendi à folia, eu estava descompromissada e por isso fiz o que (quase) todos fazem: sucumbi aos apelos momescos. Evidente que não saí por aí beijando indiscriminadamente, mas me permiti curtir e fazer coisas que em dias comuns não condizem com meu comportamento.
Tudo pronto para a fuga.
Mas na quarta-feira de cinzas as cabeças voltam pro lugar, graças a Deus!
E quer saber? Não sinto falta, devo estar ficando velha! Percebo que essa festa já não está em mim, ainda que eu esteja geograficamente dentro dela. Se bem que tanta gente tem deixado de passar o carnaval aqui...todos fugindo! 

13 de fev de 2012

Blog da Semana #6

Desde que criei o "Blog da Semana" pensei imediatamente nos blogs que eu queria divulgar, e o Planeta da Blogueira estava entre eles. Então vieram datas importantes, nas quais eu quis homenagear algumas pessoas, e só agora pude trazer-lhes esse link precioso.
E não o faço somente por ser um blog que eu sigo e leio sempre, ou porque há mais de 1.000 seguidores. Mas porque acho o espaço da Vanda um luxo! Seu blog não está hospedado no blogger, já tem URL própria, e sempre tem muitas novidades. A autora é quem faz o lay-out (ela criou o meu banner!) e dá dicas valiosas sobre como incrementar nossos bloguitos. Como se não bastasse, seus deliciosos textos remetem ao cotidiano, à vida de mãe, às preferências de sua autora e há um toque suave de humor em tudo. 
Não conheço a Vanda pessoalmente, mas fico imaginando que ela seja assim: simples, suave e encantadora, como seu blog.

Visite esse Planeta!

9 de fev de 2012

Ainda Sem Solução

Apesar de os líderes do movimento terem sido presos após a divulgação de escutas telefônicas pela Rede Globo, a greve dos policiais militares da Bahia continua.
A população, ansiosa pela retomada da normalidade, pede paz. Foliões, já em ritmo de festa, pedem o fim do conflito para que possam brincar o carnaval. Pais e professores esperam que seja restabelecida a segurança para que se dê início ao ano letivo. 
Falou-se até em cancelar ou adiar o carnaval, mas o governador garante que manterá a festa (a indústria do carnaval tem seu poder). Eu, que já estou de viagem marcada há muito tempo, não me arriscaria a ir a nenhuma festa popular sem policiamento. Também não acredito que os homens do exército consigam controlar a "pipoca", tarefa hercúlea executada por quem tem anos de experiência.
Só acho que essa história foi longe o bastante. Se a luta era por melhores salários, já se conseguiu alguma coisa. Agora esperar que haja anistia para quem liderou um movimento que tomou essa proporção, é um pouco demais.
A cidade tenta voltar à rotina, mas a sensação de insegurança ainda detém muita gente (como eu) dentro de casa, pois se consideramos a polícia ruím, agora sabemos que sem ela fica tudo muito pior.
Sinceramente, espero que isso termine logo. Já deu!

6 de fev de 2012

Blog da Semana #5

Iniciando as indicações do mês de fevereiro, o blog dessa semana é na verdade uma associação, a Cia dos Blogueiros. Sob a coordenação do jornalista José Marcos Taveira, já conta com 410 blogs associados (de todas as partes do país) e já organizou 07 e-books com textos de seus membros. 
Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Araçatuba (SP), a Companhia visa a divulgação dos blogs, tendo como bandeira o respeito à autoria e o combate ao plágio. Nesse espaço podemos ainda encontrar textos dos autores associados e dicas para incremento e manutenção dos nossos blogs.

Mais do que apenas ler, é legal associar-se.
Cia dos Blogueiros

3 de fev de 2012

Fora de Comando

Instalou-se o caos na cidade. Um terço(?) do efetivo da polícia militar encontra-se em greve desde o dia 31, e com isso a bandidagem aproveitou para aterrorizar a população, promovendo saques, assaltos, assassinatos e toda sorte de delitos que se pode imaginar. Enquanto isso, nós, cidadãos de bem, estamos acuados, trancados em  casa, amedrontados, impedidos de sair às ruas. Então nos prostramos em frente à TV e assistimos estarrecidos, porém sãos e salvos, a esse circo de horrores.
Esse é o retrato da nossa Salvador, a capital da alegria, que já foi cantada em verso e prosa, e se encontra nesse momento refém de maus políticos, homens incapazes de gerenciar um conflito que tomou proporções absurdas. A greve da PM baiana é a crônica de uma morte anunciada. A insatisfação da categoria já era de conhecimento público. Nossos policiais trabalham em condições sub-humanas, são submetidos ao stress diariamente e recebem um salário que não é condizente com o perigo a que se expõem. 
Acho a greve legítima. Toda categoria profissional tem o direito de fazer suas reivindicações, mas não podemos ser coniventes com um movimento pautado em atos de vandalismo. Há rumores de que alguns policiais andaram espalhando o terror pela cidade, fechando avenidas de grande circulação e promovendo boatos de arrastões em alguns bairros. 
A essa altura o que todo mundo se pergunta é porque num momento crítico como o que estamos vivendo nesses dias apocalípticos, os governantes (prefeito e governador) encontram-se fora do estado. E ao invés de tentarem negociar com o comando da greve, solicitam intervenção das forças armadas. Nesse exato momento há soldados do exército posicionados nos principais pontos da cidade, tentando manter a ordem. Mas os bairros populares continuam ao Deus dará. 

E eu me pergunto: Até quando?


2 de fev de 2012

Protegido Pela Rainha

Hoje é dia de festa no mar. Aqui em Salvador, todos (ou pelo menos os que podem, porque não é feriado) param suas atividades para ir ao bairro do Rio Vermelho homenagear a Rainha Iemanjá, levando-lhe oferendas. e pedindo bênçãos. 
Menos eu. Apesar de ser uma das minhas festas preferidas do calendário baiano, desde o ano passado meu programa pra este dia é reverenciar meu sobrinho, que teve a graça de nascer num dia ensolarado de verão, abençoado pela Rainha do Mar. Chicão (como eu e Bento o chamamos) cresceu, já tem dentes, anda sozinho e comemora hoje seu primeiro ano de vida.
E o mais bonito na sua ainda curta história de vida, é que César mudou a forma como víamos o dia 2. Uma data que nos marcou tristemente, por ser o dia da morte de Crístian. Os olhos enormes de César e a incrível semelhança com seu tio acalantaram nosso sofrimento inúmeras vezes. E nós entendemos que aquele anjo não merecia nenhuma tristeza em torno dele.
Parabéns, Chicão, muitos anos de vida e saúde, de paz e luz no longo caminho que você certamente ainda tem pela frente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...