21 de dez. de 2012

Antes de morrer...

Minha amiga Viajante lançou o desafio nesse post, que foi aceito prontamente pela extraordinária Ariana Magalhães, que escreveu sobre O FIM. E eu agora deixo minhas impressões sobre o que faria sendo conhecedora da data finita da minha existência. Nada mais apropriado para o fiasco do dia de hoje.
Portanto, antes de morrer eu iria:
1. ESCREVER (bem óbvio, né?) Deixaria cartas, postagens programadas no blog, alteração de status no FB, mensagens de texto no celular... e por aí vai. Eu teria que abrir meu coração para aqueles que me afetam de algum modo.
2. PERDOAR E PEDIR PERDÃO. Não deve haver nada pior do que levar mágoa para o outro lado da vida. Se aqui já não vale a pena guardá-las... Não existe saldo negativo com ninguém, mas algumas pessoas precisam ouvir para se sentirem realmente perdoadas.
3. ANOTAR AS SENHAS. E entregá-las à minha irmã. Dos trocadinhos no banco aos segredos arquivados no meu notebook, ela herdaria e cuidaria de tudo.
4. DOAR MEUS PERTENCES. Agora que me mudei descobri que tenho muita tralha coisa, e por isso gostaria de livrar minha família da dolorosa função que é organizar as coisas de um morto. Então eu faria um cartaz dizendo "Doa-se Tudo!". rsrs Fico imaginando o entra-e-sai lá em casa: um carregando a TV, outro levando minhas panelas, mulheres com sacolas de roupa. kkkkkkkkk Será que alguém ia querer meus livros?
5. DISTRIBUIR MINHAS FOTOS. Tenho toneladas, sou do tempo em que se revelava fotos e adoro isso. Acho que meus amigos iriam gostar.
6. FALTAR AO TRABALHO. Ah, já que eu vou morrer mesmo, vou aproveitar pra queimar um dia sem justificativa. Seria estranho ligar pra avisar... "olha, libera os meninos, porque amanhã eu vou morrer!".
7. ESTOURAR O CARTÃO DE CRÉDITO. Todo bom maluco sonha em fazer isso, né não? Eu iria ao mercado e gastaria todo o limite comprando comida pra doar a instituições de caridade. Quando a fatura chegasse, eu estaria looooooonge.
8. TELEFONAR. Ligaria para todos os meus contatos e conversaria como se nada estivesse acontecendo, mas deixaria no ar um tom de despedida, agradecendo por ter conhecido cada um.
9. SEQUESTRAR BENTO. Passaria o dia todo grudada no meu filho, olhando para ele, tentando decorar cada detalhe do seu rosto e guardar seu cheirinho na memória pra lembrar pro resto da eternidade.
10. IR À PRAIA. Ao entardecer, usando um vestido longo, de mãos dadas com Preto de um lado e Bento de outro. Observaria o por do sol e refletiria sobre minha breve vida. Provavelmente acharia que é cedo para partir, mas me resignaria. E deitaria com a cabeça no colo dele, vendo Bento correr pela areia, esperando a Dona Morte chegar. Pensando bem, não deve ser tão ruím assim morrer na praia.

22 comentários:

  1. Ah... finalmente... no dia 21/12/2012 você resolveu falar sobre o fim... risos... também fiz uma carta de despedida ao fim do mundo. Está lá, no bloguito... risos... amiga, os itens 2, 9 e 10 são maravilhosos... mas já que é só uma boba projeção, penso que dá pra viver e repetir todos, excetuando-se os itens 6 e 7!!!! Risos.. amanhã nos veremos.... beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou, mas eu postei, amiga. Queria ter programado pro dia 20, mas a correria aqui está me deixando louca.

      Adorei te ver hj, mesmo que rapidinho.

      bjo.

      Excluir
  2. Olá Paty.

    Saudações natalinas!

    Como era de se esperar, não aconteceu o fim do mundo, e a única previsão que vale de verdade, é o nosso desejo de um feliz natal, prefaciando a escrita de um belo ano novo. Onde a esperança e o otimismo, escrevam versos de paz e realizações; fé, determinação e perseverança. Que a poesia renovadora do bem, ecoe nos corações e mentes, acordando a alma humana para a necessária semeadura do amor e o caminhar irmanados pelo propósito sincero de um mundo melhor, mais justo, fraterno e solidário.

    Assim como não findou o mundo, que infinita seja a amizade, multiplicando-se pelos muitos novos anos que certamente virão.

    Um abração, repleto de boas vibrações e desejos de positividades, saúde e iluminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, obrigada pela sua poética presença no meu blog durante esse ano.
      Espero continuar nossa parceria no ano que chega.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Nossa, ainda bem que nós não sabemos a nossa data de partir, caso soubessemos não iriamos viver de verdade, sempre agiriamos pensando na data, ia ser muito artificial ao meu ver.

    Gostei das suas escolhas, vc iria fazer coisas que alegram sua alma, muito sábia.
    Beijos Paty, te desejo um natal maravilhoso, cheio de amor e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessinha, minha fofinha, esse ano vc foi mais que especial, pq voltou a blogar com frequência e não esqueceu de ng.

      Um bjão e mta luz pra vc no ano que vem.

      Excluir
  4. Poxa, um fim de vida no mínimo poético esse seu. Eu não teria tanta tranquilidade, eu acho. Já gosto de fazer nada, com a morte me avisando que vem, acho que eu faria bem mais nada. Me deitaria,ouvindo música... E pronto.

    Beijo, Paty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poesia é comigo mesma, mas só sei fazê-la em prosa. rsrsrs
      Ah, eu sou mto ativa, se soubesse que iria morrer, ia querer fazer um monte de coisas antes.

      bjão, Milene.

      Excluir
  5. Muito legal sua listinha, principalmente perdoar e pedir perdão.
    Feliz Natal Flor! Que 2013 seja um ano de grandes descobertas e fantásticas realizações.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nanna, perdoar e pedir perdão é tão importante que eu acho que ng deveria morrer sem fazer isso.

      Um Natal lindo pra vc tbm, querida.

      Excluir
  6. Paty, anotar as senhas é algo que vivo pensando "tenho que fazer isso" e nunca faço. Fico pensando que deve ser triste você continuar, por exemplo, com um perfil no Face estando morta...já pensou? Mudando de assunto e falando de alegrias, quero desejar um Natal especial, com muita festa, paz e alegria. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te juro que vou fazer antes do meu aniversário e entregar à minha irmã. Por experiência própria, nós duas sabemos o quanto isso é importante.

      Olha, Bia, te desejo um Natal lindo e um Ano Novo muito melhor do que foi este, viu.
      Um beijão e em 2013 tamo junta!

      Excluir
  7. Gostei disso, mto bom!!!
    Tenho q fazer uma listinha tbm.



    Tem post novo!!!
    Mil bjos flor!
    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty. Adorei a postagem e gostei do "faltar ao trabalho". Vai morrer mesmo, né? Então que se dane! rsrs A sua lista é muito boa. Não te desejarei feliz Natal pq ainda escreverei um pequeno post desejando felicidades a todos os leitores. Ma caso vc não apareça até lá, Feliz Natal. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk tem que faltar mesmo, o motivo é justo!
      Ah, claro que ainda te leio antes do Natal. Tbm vou postar amanhã.

      Bjão

      Excluir
  9. Oi Patty

    Achei incrível suas ideias para o último dia, a das senhas que guardam nossos segredos e a doação dos pertences eu nunca havia pensado.

    Morrer na paria deve ser melhor que em muitos outros lugares, mas viver na praia é bem melhor.

    Seu relato me lembrou o filme "Minha vida sem mim", já assistiu? Sobre uma moça que descobre ter pouco tempo de vida, não conta a ninguém e começa a preparar a vida dos que ama para viverem sem ela. O filme é lindo, a cena inicial ficou em minha memória, a personagem sob a chuva, linda cena!

    Feliz Natal querida! Muitas alegrias junto ao Bento, o Preto e todos aí e, uma Ano Novo cheio de realizações e de vida, vida longa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar nesse filme, Van, mas nunca assisti. Vou anotar a dica, deve ser uma história incrível!

      Um bjo, queridona.

      Excluir
  10. Oi Patty...vim lhe desejar um Feliz Natal,muita luz pra vc em tudo,sempre e sempre!! Bjs em vc e na sua familia!! :)

    ResponderExcluir
  11. É.. se fosse assim, não seria ruim morrer na praia.
    Belas atitudes as tuas. Eu nunca pensei no que faria, nem com essa ameaça do dia 21/12/12, hehehe.

    Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, seu blog deu problema??? Tentei ir lá ontem, mas estava com Malware.
      :(

      Excluir
  12. Oi Nádia
    acabei de passar no seu blog e adorei o post sobre o Natal de vcs no Canadá. Seus meninos vão amar!
    Obrigada a vc pelo carinho e com certeza fortaleceremos nossos laços em 2013.

    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir

Se impressionou? Então me conte!