6 de abr. de 2012

Páscoa em Nazaré

Blogueando por aí, li inúmeros posts falando sobre a Semana Santa e a importância de pensarmos no Cristo salvador ao invés de disseminar a farra dos ovos de chocolate trazidos pelo coelhinho da Páscoa. Concordo plenamente. Mas essa consciência eu tenho hoje, que sou adulta e pude, por mim mesma, buscar conhecimento sobre religiosidade. Por questões familiares, não tive formação religiosa, mas tive tanta curiosidade a respeito que "passeei" por igrejas, centros e terreiros. De tudo que vi, aprendi a ser tolerante e amar a Deus sobre todas as coisas. Ele é o princípio, o meio e o fim.
Mas o motivo desse post é pra falar da Semana Santa na minha cidade natal, Nazaré das Farinhas. Onde todos os anos, comemoramos nessa data a Feira de Caxixis, uma tradição secular, que além de apresentar peças feitas artesanalmente em cerâmica, traz de volta os filhos desgarrados e visitantes ilustres e anônimos. Desde criança a gente aguarda a chegada da festa numa ansiedade enorme. Era a época em que a cidade estava em festa e a gente ia pra rua com uma cestinha comprar os caxixis que quebraríamos dias depois, brincando. Agora esse se tornou o momento de rever os amigos, os parentes distantes e até os desafetos. Todos aportam na city nesses dias.
Eu na Feira de Caxixis 2010
E esse ano há um motivo a mais para comemorar: Hoje minha mãe - a guerreira - faz 60 anos. Estamos em festa e infelizmente não vai dar pra se recolher na sexta feira da Paixão como manda a tradição cristã, pois é dia de comer aquelas delícias preparadas com azeite de dendê que mainha faz como ninguém. Mas prometo não rezar pra "nossa senhora da birita" (viu Apon...) e tirar um momento do dia pra voltar o pensamento para o Criador. 
Deixo um beijo a todos e os votos de um feriado de paz e união familiar. Ah, e quando puderem, visitem a terrinha nessa época do ano.

9 comentários:

  1. A experiência da semana santa em Nazaré está sendo ótima. Visitei a freirinha e não resisti à tentação da arte em barro. Sem contar o aniversário da sogra! Tudo muito bom. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Como boa viajante que me tornei... estou aqui, em Barra Grande, e já pensando no diário de bordo... boa páscoa, Patiinha... um beijo especial em sua mãe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barra Grande é linda demais. Mas quero ir em Taipu de Fora!

      bjo, amiga.

      Excluir
    2. Perfeito o seu post, adorei!!! Enquanto ao dendê rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Comi tanto vatapá com camarão e feijão fradinho hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e o melhor: não visitei o trono rsrsrsrsrsrsrsrsrs!!! Parabéns mais uma vez a essa mulher maravilhosa com quem tenho o prazer de conviver e é óbvio é a mãe da minha digamos (amiga, irmã, cúmplice...) Amo vcs... beijos e abraços na alma...SEMPRE!!!

      Excluir
  3. Olá querida Paty,

    Um abração à mamãe pelo níver.

    A você e família, meus votos de uma Páscoa feliz, de renovação, amor, paz,
    alegria e muito chocolate.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty,

    acho que a consciência do que a Páscoa simboliza deve ser para a vida e não só uma reflexão para esta data, transfigurar matérias e ressurgir deve ser nossa prática sempre que o desânimo e a dor se abater sobre nós. Você, Paty é exemplo vivo de Páscoa, de ressurreição.

    Feliz Páscoa, para você e os seus.

    *Paty vc recebeu os brindes da Jubiart? Coloquei no correio a mais de uma semana a Eloah já recebeu a alguns dias, coloquei os dois no mesmo
    dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Van, não sei se sou isso tudo não, mas eu tento mesmo ressurgir debaixo da sombra da tristeza, é o que me resta.

      Olha, ainda não recebi os brindes, estou ansiosa por eles.

      Um beijão!

      Excluir
  5. Espero que tenha aproveitado bastante a Páscoa junto à sua mainha. Um beijo, Paty.

    ResponderExcluir

Se impressionou? Então me conte!