Blogueando por aí, li inúmeros posts falando sobre a Semana Santa e a importância de pensarmos no Cristo salvador ao invés de disseminar a farra dos ovos de chocolate trazidos pelo coelhinho da Páscoa. Concordo plenamente. Mas essa consciência eu tenho hoje, que sou adulta e pude, por mim mesma, buscar conhecimento sobre religiosidade. Por questões familiares, não tive formação religiosa, mas tive tanta curiosidade a respeito que "passeei" por igrejas, centros e terreiros. De tudo que vi, aprendi a ser tolerante e amar a Deus sobre todas as coisas. Ele é o princípio, o meio e o fim.
Mas o motivo desse post é pra falar da Semana Santa na minha cidade natal, Nazaré das Farinhas. Onde todos os anos, comemoramos nessa data a Feira de Caxixis, uma tradição secular, que além de apresentar peças feitas artesanalmente em cerâmica, traz de volta os filhos desgarrados e visitantes ilustres e anônimos. Desde criança a gente aguarda a chegada da festa numa ansiedade enorme. Era a época em que a cidade estava em festa e a gente ia pra rua com uma cestinha comprar os caxixis que quebraríamos dias depois, brincando. Agora esse se tornou o momento de rever os amigos, os parentes distantes e até os desafetos. Todos aportam na city nesses dias.
![]() |
| Eu na Feira de Caxixis 2010 |
Deixo um beijo a todos e os votos de um feriado de paz e união familiar. Ah, e quando puderem, visitem a terrinha nessa época do ano.

A experiência da semana santa em Nazaré está sendo ótima. Visitei a freirinha e não resisti à tentação da arte em barro. Sem contar o aniversário da sogra! Tudo muito bom. Adorei!
ResponderExcluirComo boa viajante que me tornei... estou aqui, em Barra Grande, e já pensando no diário de bordo... boa páscoa, Patiinha... um beijo especial em sua mãe!!
ResponderExcluirBarra Grande é linda demais. Mas quero ir em Taipu de Fora!
Excluirbjo, amiga.
Perfeito o seu post, adorei!!! Enquanto ao dendê rsrsrsrsrsrsrsrsrs... Comi tanto vatapá com camarão e feijão fradinho hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e o melhor: não visitei o trono rsrsrsrsrsrsrsrsrs!!! Parabéns mais uma vez a essa mulher maravilhosa com quem tenho o prazer de conviver e é óbvio é a mãe da minha digamos (amiga, irmã, cúmplice...) Amo vcs... beijos e abraços na alma...SEMPRE!!!
ExcluirBoa páscoa, amiga!!
ResponderExcluirOlá querida Paty,
ResponderExcluirUm abração à mamãe pelo níver.
A você e família, meus votos de uma Páscoa feliz, de renovação, amor, paz,
alegria e muito chocolate.
Beijão.
Oi Paty,
ResponderExcluiracho que a consciência do que a Páscoa simboliza deve ser para a vida e não só uma reflexão para esta data, transfigurar matérias e ressurgir deve ser nossa prática sempre que o desânimo e a dor se abater sobre nós. Você, Paty é exemplo vivo de Páscoa, de ressurreição.
Feliz Páscoa, para você e os seus.
*Paty vc recebeu os brindes da Jubiart? Coloquei no correio a mais de uma semana a Eloah já recebeu a alguns dias, coloquei os dois no mesmo
dia.
Beijos!
Poxa, Van, não sei se sou isso tudo não, mas eu tento mesmo ressurgir debaixo da sombra da tristeza, é o que me resta.
ExcluirOlha, ainda não recebi os brindes, estou ansiosa por eles.
Um beijão!
Espero que tenha aproveitado bastante a Páscoa junto à sua mainha. Um beijo, Paty.
ResponderExcluir