22 de mar. de 2012

Eles Venceram

Desde a semana passada eu pensei em escrever sobre a vitória de Gianecchini sobre o câncer. Eu e minha mãe nos emocionamos ao ver uma reportagem sobre sua volta aos palcos. Foi muito lindo! E mais bonito ainda saber que ele sempre teve muita fé e crença na própria cura.
Foi difícil ouvir da minha mãe um certo pesar, por meu irmão não ter resistido. Mas a situação foi diferente. O câncer que acometeu Crístian foi descoberto tardiamente, já não havia mais o que ser feito. Mesmo assim não perdemos a esperança e ficamos ao seu lado até o último momento. Ele não foi derrotado. Derrota é para os que não lutam. Crístian se foi porque chegou a sua hora.
Essa conversa toda é porque hoje encontrei casualmente uma amiga querida, pessoa doce e meiga que conheci em 2010, e que se tornou especial pelo carinho e amizade que me dispensou. Ano passado ela sumiu do mapa quando descobriu que estava com câncer. Eu e uma amiga em comum tentávamos desesperadamente entrar em contato com ela, mas não houve retorno. Na época fiquei pensando como esse isolamento é ruím, pois meu irmão sempre recebeu o carinho das pessoas, as orações e votos de saúde e recuperação. Isso fortaleceu muito ele, no sentido de não desisitir e continuar lutando. 
Enfim, ao encontrá-la e perceber que estava bem, bonita, magra e principalmente ouví-la dizer que estava curada, foi um alívio tão grande, que chorei de emoção. Ela me abraçou forte e parecia querer desculpar-se pelo sumiço. Mas eu mudei de assunto. Não havia o que desculpar. Minhas lágrimas foram pela felicidade de ver a vida vencer o câncer. Eu acredito nisso.

17 comentários:

  1. Que maravilha! As vidas vencem sempre, cada vida ao seu jeito, ao seu tempo e em seu plano. Bela vitória. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Você conseguiu ser edificante sem ser piegas. Uma sincera, direta e bem escrita injeção de ânimo. Parabéns, Paty!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Patiinha... hj que é aniversário do meu irmão mais novo, só pedi saúde, muita saúde e que Deus opere milagres... ele deseja tanto ter um filho, que fico pensando nessa necessidade de uma vida gerar outra... linda homenagem ao seu mano... mais uma, e pra sua amiga também!! Beijos alagoanos...risos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Ju precisa de mais sobrinhos pra encher a vida dela de alegrias. Apoia seu irmão, que vc só vai se dar bem.
      bj, amiga

      Excluir
  4. Cada dia,me orgulho mais do q o Câncer lhe ensinou!!!Te amo!!!!
    SU

    ResponderExcluir
  5. Me emocionei ao ler sua mensagem. O pai do meu filho se foi da mesma doença no carnaval deste ano.Temos que nos doar por inteiro para que a dor de quem sofre esta doença não seja tão cruel. Parabéns, Paty

    ResponderExcluir
  6. Paty,
    Também me emocionei com o depoimento de Gianecchini... Com seu texto!
    E é bonito perceber, além da cura, todo o grau de evolução e dignidade que se faz nascer quando se é acometido pelo câncer, mesmo que não diretamente.
    (in)Felizmente, cada um possui um quadro, um prognóstico, um ciclo... Por isso mesmo que, analogamente à sua frase, a maior lição resulta da UNIÃO e da FÉ.
    Importante ainda é saber remediar e curar sentimentos ruins, é prevenir; cultivar alegrias e esperança na tentativa de se compartilhar VIDA sempre!

    PS. Que dia vamos nos ver, comer um acarajé? Rs. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Mari, que belas palavras. Esse entendimento é tão importante, pena que nem todo mundo tenha.

      Olha, o acarajé é só marcar. Vamos praticamente toda sexta.

      bjão!

      Excluir
  7. Pati, Sempre sentirei a falta de Dão, mas sei que foi o momento que Deus escolheu.
    Há cinco anos trabalho com o câncer e já vi muita gente vencer, não se pode perder a esperança nunca e saiba que acredito muito que no futuro teremos a cura para esse mau.
    Te amo! Sempre!
    Cida Sampaio

    ResponderExcluir
  8. Muito, muito comovente.
    Perdi assim a minha mãe e foi, continua a ser horrível.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  9. Amiga não tenho o que falar, só chorei......que bom que tudo deu certo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, foi por acaso, foi rápido, mas foi um reencontro lindo, faltou vc lá!

      bj

      Excluir
  10. Ainda bem que venceram e que todos tenha força para superar esse mal.

    beijo, Patty.

    ResponderExcluir

Se impressionou? Então me conte!