29 de fev. de 2012

Por Que os Blogs Morrem

Quando criei meu blog não fazia a mínima ideia sobre o que escreveria. A intenção era me expor muito menos do que costumo fazer hoje, mas quando percebi já era tarde. Apesar dos riscos que corremos nesse território sem lei que é a internet, eu não tenho nada contra escrever um diário eletrônico, pelo contrário. No meu caso isso é inevitável, porque só sei escrever sobre minha vida ou assuntos que me mobilizam. E um assunto que tem me intrigado bastante ultimamente é o abandono dos blogs.
Talvez isso aconteça porque muitos blogs são criados por uma empolgação momentânea. No meu curso de especialização todos os alunos foram obrigados a criar um blog. Eu me neguei a fazê-lo pois  não via sentido em ter outro. Passei a postar todas as atividades avaliativas no IMD. Isso deu um fôlego ao blog, que ganhou novos seguidores, os colegas do curso. Estes por sua vez criaram blogs lindos, atualizados, e que hoje, por falta de conteúdo, já não servem pra nada.
Eu me pergunto quais motivos levam as pessoas a abandonarem seus "filhos", suas "casas". A blogosfera está cheia de páginas esquecidas, contendo posts caducos, que ninguém se interessa em ler. Ao me deparar com um blog desatualizado eu não tenho a mínima vontade de ler ou comentar.
Se o próprio dono não cuidar de seu espaço, quem irá fazê-lo? Entendo que há períodos em que a gente está sem saco pra escrever, ou mesmo sem tempo, mas quando isso acontece é de bom tom dar uma satisfação aos leitores. Isso não significa expor problemas de ordem pessoal, mas justificar sua ausência a pessoas.
Os blogs que eu leio são como as casas dos amigos. Vou até lá, observo as novidades, faço elogios e sempre trago uma ideia nova pro IMD. Casas abandonadas não recebem visitas, nem comentários (que pra mim representam o termômetro do sucesso do blog). E mais cedo ou mais tarde esses blogs acabam expulsando seus seguidores e consequentemente, morrendo pra blogosfera. 

21 comentários:

  1. Morrem de tédio! Quer coisa mais chata do que escrever por obrigação? Escrever exige desejo, nunca tédio! E o termômetro pra mim, está no dono entediado ou desejante da casa! Bj, Patiinha! Sigamos com novos desejos e escritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amiga, não dá pra escrever sem inspiração, senão só sai bobagem.

      bj

      Excluir
  2. Também já me fiz essa pergunta várias e várias vezes. No meu caso, meu blog é mais um filho mesmo que nunca abandonarei, ele pode ficar alguns dias sem posts, mas JAMAIS abandonaria meu planetinha.
    É o que eu deixarei para meus filhos, netos, etc... Ou enquanto houver a plataforma blogger (que também pode ser transferida pra outra, se for o caso).

    Concordo com seu post amiga, é bem por aê, muita gente vai na empolgação e larga pelo meio do caminho... Triste =//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparo com as pessoas que compram bichinhos de estimação e depois entregam à própria sorte.

      bjão, Vandoca

      Excluir
  3. E eu quando criei o blog sabia exatamente o que queria colocar nele, mas nao tinha nenhuma ideia da amplitude que ele criaria. Já fechei um blog por nao dar conta de acompanhar o ritmo e criei outro, mas não tenho o propósito de ter 1000 seguidores como vejo por ai, eu quero bons leitores, quero compartilhar, ler bons textos, e integração. Creio que 1000 seguidores a gente nem dá conta de dar atenção a todos e alguns veem a sua página uma vez e nunca mais(geralmente os que querem ser seguidos apenas)
    Realmente a internet é uma faca de dois gumes, mas o mundo real também não o é?
    Beijokas doces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima, Marly. Eu tenho 123 seguidores, mas provavelmente apenas um terço deles visitam e comentam fraquentemente.

      um abraço e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá querida,

    Concordo com você. Um blog desatualizado não motiva qualquer leitor; logo, não precisa de seguidores. Considero uma delicadeza avisar aos amigos sobre uma eventual ausência, a não ser que seja por motivo de força maior.
    Aquele que se desinteressa por seu espaço deveria fechá-lo.
    Muitos blogs morrem por falta de leitores e comentaristas, em decorrência da falta de qualidade, ou talvez, ainda, por falta de interação com os outros blogs.
    De certa forma, considero o blog como um trabalho, que requer empenho e dedicação.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Vera e essa interação é tão boa, tão gostosa... eu adoro!

      bjs

      Excluir
  5. Oi Michelle!

    Lendo seu texto veio na cabeça "morte virtual", pior é sair de cena e nem se explicar para os seus seguidores...

    Bella, seja super bem vinda na Jubiart!Já feliz pela sua participação na nossa festa!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Bia. Fiquei feliz com sua visita tbm.

    bjão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty! Nem sempre falamos oi para os amigos quando passamos diante de suas casas e apreciamos as flores crescendo em sues jardins. Mas sempre é possível sentir-lhes o aroma. Hoje, além da leitura, sobrou um tempinho prabtocar a campainha! r*** Bjks

    ResponderExcluir
  8. Entendo, Cecília. Às vezes visito alguns blogs,mas o texto não me motiva a comentar.
    De qualquer sorte é sempre bom dar um OI.

    bjs e obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  9. OI amiga: com certeza é sempre bom dar um Oi!!! Estou sempre aqui e vc sempre na minha casa, rss. Beijos mil

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patty! Concordo em muitas coisas que vc escreveu! Quando li seu coment lá na minha casa, corri pra conhecer seu espaço e confesso que me senti até envergonhada por abandonar minha casinha virtual. Eu jamais deixarei meu blog sumir... E esse seu post me deu gás pra deixar sempre um tempo para atualizá-lo. Gostei de saber que vc é de Salvador! \o/ Espero continuar nossa interação! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci, sempre visito sua casa, vou deixar mais recados pra vc. Que bom que meu post surtiu um efeito positivo, vamos manter a interação sim.

      Um abraço!

      Excluir
  11. Bom dia.

    Eu também só sei escrever sobre episódios e sentimentos reais. Não sou poetisa nem nada. Apenas relato em texto ou versos, os fatos que a própria vida já escreveu. Desse jeito, a autoria é do cotidiano. Os sentimentos são meus.

    Eu não posto sempre, mas como gosto muito de ler, a minha distração é visitar sempre os outros.

    Tenha um lindo domingo de paz.

    Beijos.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  12. Olá Paty,

    Realmente existem muitos blogs abandonados por ai.. uma pena! Eu sou nova no mundo da blogosfera, mas uma coisa eu já decidi: vou cuidar do meu cantinho porque é nele que me expresso e de alguma forma me imortalizo. Os blogs são, para nós, casas mesmo! Tenho visto muito blog interessante por ai e hoje não consigo passar um dia sem dá uma navegada por eles.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Acho que, a princípio, as pessoas se empolgam. Depois o blog acaba perdendo a razão de ser. Cuidar de um blog dá trabalho. Fora que existem pessoas cujo único objetivo é atingir muitos seguidores e ponto. Mas aí não conseguem sustentar conteúdo de qualidade, etc... No meu caso, os 2 blogs que tenho são pura brincadeira. Eles são meio terapêuticos. E o resultado disso foi conhecer gente legal e entrar em contato com diferentes pontos de vista. :-)

    ResponderExcluir
  14. Temos pensamentos parecidos, opiniões semelhantes.
    Penso o mesmo Paty, dessa forma!
    Obrigada por compartilhar comigo, beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  15. Relembrei o texto aaaaaaaaaaa

    :D

    ResponderExcluir
  16. Paty,eu li esse seu post!Achei super pertinente e acho que fiquei com isso na cabeça tb!Me fez refletir sobre os blogs e redes sociais.Adorei reler e viu como a gente grava as coisas?...rss...bjs,

    ResponderExcluir

Se impressionou? Então me conte!