A fim de viabilizar uma prática pedagógica mais coerente com realidade em que os alunos estão inseridos, a escola vem tentando utilizar cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis.
Crianças e adolescentes imersos na era da informação já não concentram-se em aulas expositivas, que muitas vezes são cansativas e enfadonhas, com conteúdos despejados, sem nenhum sentido para eles.Nesse sentido, Petto e Alves apontam que os computadores conectados à internet podem proporcionar uma nova forma de pensar e aprender, ultrapassando a mera instrumentalidade e ampliando os horizontes cognitivos dos alunos. Desse modo será possível atender a uma demanda da sociedade contemporânea: A de se formar cidadãos produtores de conhecimento.
Entretanto, para que seja viável a implantação de novas educações, como propõe Bonilla, a mediação feita pelo professor requer uma mudança de postura que difere da que se está acostumado numa sala de aula tradicional.
Para isso é necessário que o professor repense sua própria relação com o saber e com o trabalho que desenvolve na escola, tendo em mente que a condução das atividades deve se dar de maneira significativa e dinâmica, sempre focada no seu objetivo principal, que é a aprendizagem dos alunos.
Para isso é necessário que o professor repense sua própria relação com o saber e com o trabalho que desenvolve na escola, tendo em mente que a condução das atividades deve se dar de maneira significativa e dinâmica, sempre focada no seu objetivo principal, que é a aprendizagem dos alunos.

Oi.Te achei no Cia dos Blogueiros.Gostei do seu blog e virei seguidora,viu?.
ResponderExcluirPois é amiga. Hoje em dia o professor não é mais o detentor do saber! Com a era tecnologica em que vivemos hoje em dia o professor deve ter como aliada as Tics já que elas fazem parte do cotidiano dos nosso alunos. Porque não utilizar esta ferramenta tão valiosa em nossas salas?
ResponderExcluirPaty,
ResponderExcluirSobre seu comentário acerca da dimensão estruturante da tecnologia, concordo com você. Apenas faço uma ressalva, penso que não basta unicamente o/a professor/a repensar sua prática, acredito que todos os sujeitos envolvidos no processo educativo deva repensar a educação, principalmente levando em consideração as mudanças trazidas pelo acesso e possibilidades das tecnologias, bem como por essas demandas da sociedade contemporânea, como você bem disse.
Isso, Patiinha...complementando...a mudança de postura docente deve significar o estímulo ao desenvolvimento da cultura digital. O "modelo" de educador do século XX está expirado. Antes de adentrar com novas tecnologias, o educador deve pensar como aprende e como interage com as tecnologias.
ResponderExcluirBj
Amiga, como sempre, você já está no caminho certo em sua prática pedagógica. Bjs
ResponderExcluir